CURRÍCULOS PENSADOPRATICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS –UM OLHAR SOBRE O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Ensino remoto, Pandemia da Covid, Currículos pensadopraticados
Este estudo está vinculado a linha de pesquisa Educação Diversidade e Currículo, tem como temática O currículo pensadopraticado no contexto da pandemia da covid-19 –ensino fundamental anos iniciais. O objetivo geral é analisar quais Currículos, no contexto da pandemia Covid -19 – 2020/2021, estão sendo praticadospensados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em escolas públicas alagoanas, para tanto escolhemos três escolas públicas em Maceió, Penedo e Fleixeiras. Para o alcance desse objetivo, problematizamos: De que modo os currículos pensadospraticados estão sendo construídos, no contexto da pandemia da covid-19, nos anos iniciais em escolas públicas alagoanas? Para responder a essa indagação, este estudo se configurou como qualitativo com o foco em casos múltiplos, durante o período de fevereiro 2020 à dezembro de 2021, tendo como fonte para a coleta de dados o formulário online, grupo focal e entrevista semiestruturada. Com base na referência de teóricos como: Aranha (2006); Cavalcante (2017); Certeau (2011); Freire (2019); Ferraço (2006); Lopes; Macedo (2021); Moreira (2003); Moreira; Candau (2009); Moreira; Sclemmer (2020); Oliveira (2020); Saviani (2009); Saviani e Galvão (2020); Silva (2007); Santos (2020); entre outros.