PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDECK GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDECK GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR
DATA : 29/08/2022
HORA: 17:00
LOCAL: google Meet
TÍTULO:

CURRÍCULOS VIVENCIADOS EM  ESCOLAS INDÍGENAS: FOCO NAS (RE)INVENÇÕES DE UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo, Educação Escolar Indígena, Contra-hegemonia


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Este trabalho busca investigar os currículos escolares vivenciados  em duas escolas indígenas, localizadas no município de Joaquim Gomes, região da zona da mata alagoana, etnoterritório Wassu Cocal. É uma investigação curricular numa perspectiva intercultural, que tem como foco o Ensino Fundamental Anos Iniciais.  Para tanto o trabalho pretende responder a questão problema: Em que medida as escolas investigadas estão conseguindo construir uma educação contra hegemônica, considerando em seus currículos escolares os conhecimentos tradicionais e saberes do etnoterritório Wassu Cocal? Cpmo metodologia recorre-se a uma abordagem qualitativa, recorrendo ao “estudo de caso múltiplos” (STAKE, 2006), (YIN, 2001) com revisão bibliográfica baseada nos teóricos Baniwa (2006), Ferreira (2013), Gomes (2008), Quijano (2010), Silva (2007), Walsh (2009), análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). Espera-se compreender e desvelar possibilidades e especificidades curriculares praticadas, vivenciadas nas escolas indígenas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Interno - 070.762.621-85 - PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO - UFAL
Externo à Instituição - JOSÉ ADELSON LOPES PEIXOTO - UNEAL
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 16:10
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 20:32