CURRÍCULOS VIVENCIADOS EM ESCOLAS INDÍGENAS: FOCO NAS (RE)INVENÇÕES DE UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA
Currículo, Educação Escolar Indígena, Contra-hegemonia
Este trabalho busca investigar os currículos escolares vivenciados em duas escolas indígenas, localizadas no município de Joaquim Gomes, região da zona da mata alagoana, etnoterritório Wassu Cocal. É uma investigação curricular numa perspectiva intercultural, que tem como foco o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para tanto o trabalho pretende responder a questão problema: Em que medida as escolas investigadas estão conseguindo construir uma educação contra hegemônica, considerando em seus currículos escolares os conhecimentos tradicionais e saberes do etnoterritório Wassu Cocal? Cpmo metodologia recorre-se a uma abordagem qualitativa, recorrendo ao “estudo de caso múltiplos” (STAKE, 2006), (YIN, 2001) com revisão bibliográfica baseada nos teóricos Baniwa (2006), Ferreira (2013), Gomes (2008), Quijano (2010), Silva (2007), Walsh (2009), análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). Espera-se compreender e desvelar possibilidades e especificidades curriculares praticadas, vivenciadas nas escolas indígenas.