PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRIS MARIA DOS SANTOS FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRIS MARIA DOS SANTOS FARIAS
DATA : 02/09/2022
LOCAL: On-line

ENSINO REMOTO E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS DE MACEIÓ

Ensino Remoto. Formação Docente. Tecnologias. Implicações do Ensino Remoto.

Ao vivenciar o contexto pandêmico do novo coronavírus (Sars-Cov-2) - o causador da doença Covid-19 - que impactou diversos setores sociais, obrigando-nos a respeitar o distanciamento e isolamento social, a fim de evitar a propagação do vírus. No âmbito da educação não foi diferente. A realidade impôs que boa parte dos docentes do mundo, e principalmente do Brasil perpassar pela experiência da transposição do ensino presencial para o ensino remoto, com a mediação das tecnologias digitais, para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o estudo objetiva analisar as implicações do ensino remoto perante o ofício dos (as) docentes do ensino básico de Maceió, visando, assim, discutir a formação docente mediante a atual conjuntura. Como objetivos específicos apresenta-se as semelhanças e diferenças entre Educação a Distância, Educação On-line e Ensino Remoto; relatar as metodologias aplicadas por docentes realizadas durante o período de aulas remotas; analisar a interação mediada entre docentes e estudantes no ambiente virtualizado; enfatizar os desafios e possibilidades durante o ensino remoto. A questão norteadora do trabalho é como docentes que atuam no ensino básico de escolas de Maceió analisam a prática no ensino remoto como uma nova metodologia? Os procedimentos metodológicos tomam-se como base uma abordagem qualitativa com delineamento de estudo de caso. O método utilizado é a Análise de Conteúdo, em desenvolvimento. A coleta de dados foi desenvolvida, no ano de 2021, a partir da realização de entrevistas (via Google Meet) semiestruturadas com dezoito docentes que lecionam em Maceió. Os resultados têm evidenciado que docentes foram impactados ao se sobrecarregarem mediante a utilização das tecnologias digitais a serem ministradas as aulas (com o ensino remoto) e, assim, acentuar a negligência da formação docente a respeito da práxis tecnológica no âmbito da educação. Pretende-se ampliar discussões já desenvolvidas acerca da formação docente frente ao uso e manuseio das tecnologias digitais, principalmente durante o período de aulas remotas ministradas no período pandêmico, analisando, assim, as possíveis implicações para o (a) docente.

Presidente - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Interno - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externa à Instituição - MARIA ELIZABETH BIANCONCINI TRINDADE MORATO P DE ALMEIDA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 12:29