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Banca de DEFESA: JÂNIO NUNES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÂNIO NUNES DOS SANTOS
DATA : 23/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: DISCURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER


PALAVRAS-CHAVES:

Política Nacional de Alfabetização. Programa Tempo de Aprender. Curso Práticas de Alfabetização. Formação docente.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este trabalho discute o que dizem os professores alfabetizadores do Estado de Alagoas sobre a participação no Curso Práticas de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender que integra a Política Nacional de Alfabetização (PNA), implantada pelo Decreto nº 9.765 de 11 de abril de 2019. Objetiva, portanto, compreender se a formação no âmbito do Programa Tempo de Aprender conduz os professores alfabetizadores a se apropriarem e reconfigurarem os signos ideológicos que a integram na defesa do discurso de inovação, de evidências científicas e de eficácia no que tange o método fônico para a alfabetização das crianças brasileiras. Constitui-se numa pesquisa do tipo Survey (BRYMAN, 1989) que se valeu de questionário online respondido por 2.454 professores alfabetizadores alagoanos, articulada ao grupo focal (GATTI, 2005), realizado com 5 desses professores, tendo, portanto, natureza quanti-qualitativa (SAMPIERI, COLLADO E LUCIO, 2013). A base teórico-metodológica que sustenta a discussão é composta por autores como Faraco (2009), Volochínov (2017) que abordam ideologia e signo ideológico; Ball (1994; 2001; 2002), Ball e Bowe (1992), Mainardes (2006; 2009), Mainardes e Marcondes (2009) que discutem política educacional pelo viés do Ciclo de Política de Ball; Soares (2004; 2006; 2016; 2020), Street (2014) que debatem alfabetização e letramento(s); Moraes (2013) que apresenta o conceito de literacia; Chartier (2000; 2007; 2010) que embasa a discussão sobre saberes-fazeres docentes. A análise dos dados empíricos pauta-se na Análise Dialógica Discursiva (ADD) com base na teoria do Círculo de Bakhtin atrelado ao Ciclo de Políticas de Ball, a partir da categorização emergente. A análise dos dados aponta que a formação no âmbito do Programa Tempo de Aprender, com o olhar voltado para a participação no curso Práticas de Alfabetização, não conduz os professores alfabetizadores a se apropriarem dos signos ideológicos que integram a PNA de maneira passiva como uma palavra dada, pois, a partir da recontextulização do discurso oficial, embora percebam a PNA como inovadora, e de eficácia no que tange à instrução fônica sistemática para a alfabetização das crianças brasileiras, reverberam em seus discursos sobre a prática os saberes-fazeres construídos na docência e advindos de formações anteriores, além da influência de suas formações ideológicas e socias na construção e atualização dos horizontes valorativos. Diante disso, afirma-se que, embora a PNA defenda a ideologia de inovação, de evidências científicas e de eficácia do método fônico para alfabetizar num discurso ideológico de direita e neoliberal, permanecem latentes nos enunciados sobre a prática dos referidos professores alfabetizadores os signos ideológicos acerca da alfabetização e do letramento no processo de inter-relação, não tendo sido significada por eles a literacia. Portanto, a PNA não conseguiu zerar o passado da alfabetização, tampouco silenciou o signo ideológico “letramento” da alfabetização brasileira, nem se fez antidialógica, pois até no silêncio/silenciamento ou negação, há relação dialógica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interna - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Externa à Instituição - LUCINALVA ANDRADE ATAÍDE DE ALMEIDA - UFPE
Externa à Instituição - MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO - UFSJ
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 12:30
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