PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: DIGILA CYNTIA DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : DIGILA CYNTIA DOS SANTOS SILVA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO

OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS SOBRE SAÙDE E HIGIENE

Livro Didático, Promoção a Saúde, Alfabetização Científica, Anos iniciais, Indicadores de Alfabetização Científica.

O conceito de educação em saúde está embasado na melhoria da qualidade de vida e na prevenção de doenças. Neste trabalho, buscamos analisar o conhecimento da higiene e saúde aplicados na educação básica a partir dos livros didáticos de Ciências da Natureza dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do PNLD 2019. A partir da relevância destes instrumentos, importante para o processo de ensino e de aprendizagem na escola, analisamos que são abordadas as habilidades da BNCC, e suas relações com os hábitos de higiene das crianças e das famílias, a partir dos IAC (Indicadores de Alfabetização Científica),proposto por Pizarro e  como se apresenta a promoção a saúde nesses livros didáticos. Para que pudéssemos compreender a relação de promoção à saúde com a educação, exploramos os Anais do Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENPEC) de 2010 a 2020, sobre a produção sobre o tema, com vistas compreender as discussões acerca das concepções de higiene que estão expressas nessas investigações. Consecutivamente analisamos o tratamento da temática através da presença em documentos curriculares como o Parâmetros Curriculares Nacionais e a atual Base Nacional Comum Curricular-BNCC, explorando o referencial curricular para o estado de Alagoas.

Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interna - 1696115 - MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS
Externa à Instituição - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 09:13