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Banca de DEFESA: GEOVANIO DA SILVA SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVANIO DA SILVA SANTANA
DATA : 31/08/2022
HORA: 13:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: ANÁLISE DAS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NOS PARQUES ECOLÓGICOS NA CIDADE DE MACEIÓ


PALAVRAS-CHAVES:

Ações educativas. Análise de Conteúdo. Espaços de educação não formal. Indicadores de alfabetização científica. Parques ecológicos.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Esta pesquisa estuda as ações educativas desenvolvidas nos Parques Ecológicos na cidade de Maceió, estado de Alagoas, no Parque Municipal e no Parque do Horto, por meio da ferramenta teórico-metodológica dos indicadores de Alfabetização Científica. O objetivo geral é investigar a aplicabilidade da ferramenta teórico-metodológica de indicadores de alfabetização científica para o estudo e avaliação de ações educativas desenvolvidas pelos parques ecológicos na cidade de Maceió. A ferramenta é composta por quatro indicadores (Científico, Interface Social, Institucional e Interação) e seus atributos. Utilizamos os indicadores articulados com as ações educativas realizadas pelos parques ecológicos para análise do seu potencial de alfabetização científica nos espaços de educação não formal. Diante disso, temos como hipótese que os Parques Ecológicos promovem e diversificam as ações educativas considerando os diferentes tipos de público visitante. Para isso, propomos o seguinte problema: Quais às ações educativas desenvolvidas nos parques ecológicos promovem, por meio da ferramenta teórico-metodológica, a alfabetização científica do público visitante? A pesquisa é do tipo qualitativa, e a abordagem trata-se de um estudo de caso, a saber, o caso da equipe técnica do Parque Municipal e do Parque do Horto em Maceió, que elabora ações educativas para promoção da alfabetização científica. Para tal, utiliza-se a análise de conteúdo, pois a técnica abrange diálogos e comunicação em massa ou em um grupo específico.  Como instrumentos de coleta de dados, utiliza-se a entrevista, elaborada por meio de um roteiro predefinido e questionário com perguntas abertas, somados às seguintes fontes de evidência: documentos institucionais, fotografias e artefatos físicos. Os resultados apontam a presença dos indicadores e seus atributos de alfabetização científica em duas ações educativas denominadas o Parque nas Escolas e o Projeto Planta Maceió, na qual identificamos a presença e ausência dos indicadores e seus atributos. O estudo da ferramenta teórico-metodológica dos indicadores de alfabetização científica, aplicado nos parques ecológicos de Maceió, indica potencialidade para alfabetizar cientificamente a população por meio das ações educativas sobre educação ambiental com sustentabilidade, educação da fauna e flora, sendo temáticas presentes no cenário nacional e internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo à Instituição - LEONIR LORENZETTI - UFPR
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 09:13
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