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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE BEZERRA DA SILVA
DATA : 02/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: cedu
TÍTULO:

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E EMANCIPAÇÃO: a afirmação dialética

em face de modalidades educacionais unidimensionais


PALAVRAS-CHAVES:

Quilombagem. Emancipação. Utopia. Educação. Escravismo. Escola de
Frankfurt.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

A pesquisa que resultou nesta tese se comprometeu de investigar possíveis
relações entre o pensamento do filósofo Herbert Marcuse, focalizando determinados aspectos
do pensamento dele, como: sujeito revolucionário, revolução, socialismo democrático e
utopia, coroados com a crítica à sociedade de capitalismo tardio, centrada na máquina e seus
desdobramentos: contenção, integração e consumo como técnicas inibidoras do processo de
transformação social qualitativa, com a educação escolar quilombola, com destaque para as
suas características básicas: território, cultura, identidade, ancestralidade, memória, oralidade,
religiosidade e resistência, todas entrecortadas pela quilombagem, entendida como postura
revolucionária (MOURA, 2001). Como o pensamento marcuseano e a citada modalidade de
educação sinalizam para algum tipo de emancipação, analisamos a emancipação iluminista,
política e humana. A fim de cumprir este desiderato, definimos como objetivo geral:
investigar a relação dialógica entre a emancipação sugerida por Marcuse e a educação escolar
quilombola e quanto aos objetivos específicos nos propusemos a descrever as emancipações
iluminista, política e humana, compreender a concepção de emancipação elaborada por
Marcuse e analisar as características básicas da educação escolar quilombola. Servimo-nos de
diversos autores, exemplificadamente: Moura (2001; 2020a), Munanga (2020), d’Adesky
(2018), Fiabani (2005), Gorender (2016), Williams (2012), Menezes (2014; 2021), Tonet
(2005), Marx (2006) e Mészáros (2002), Marcuse (1973; 1999a; 1968), além de artigos e
teses. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem crítico-dialética, cujo objeto de
estudo é a relação dialógica entre o pensamento do filósofo Marcuse e a educação escolar
quilombola e visa responder/solucionar o seguinte problema: de que maneira se estabelece a
relação dialógica entre a emancipação sugerida por Marcuse e a educação escolar
quilombola? Neste ponto apresentamos três hipóteses: primeira, a relação dialógica aventada
se estabelece naturalmente, visto que a emancipação marcuseana se articula com diversas
características da educação escolar quilombola; segunda, a relação dialógica se estabelece de
maneira crítico-discursiva destituída de incidência prático-transformadora e terceira, a relação
dialógica, no caso em estudo, ocorre ficticiamente sem nenhuma base histórica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno - 059.237.388-64 - SILVIO ANCISAR SANCHES GAMBOA - UNICAMP
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externa à Instituição - ADLENE SILVA ARANTES - UEPE
Externa à Instituição - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPB
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 17:30
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