O Ensino da Avaliação de Preferência com Estímulo Único
Análise do Comportamento Aplicada; avaliação de preferência com estímulo único; treinamento
As avaliações de preferência são utilizadas para identificar itens possivelmente reforçadores a serem utilizados em intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um dos tipos de avaliação de preferência é a com estímulo único, a qual tem sido recomendada para pessoas com deficiências mais severas por possuir um formato simples de apresentação dos itens. Os objetivos deste trabalho foram analisar a literatura sobre o treinamento de pessoas para a aplicação da avaliação de preferência com estímulo único e produzir e validar um vídeo para ensinar a condução desta avaliação. Para isso, foram conduzidos dois estudos. O primeiro estudo consistiu em uma revisão sistemática da literatura realizada no modelo PRISMA sobre o ensino da aplicação da avaliação de preferência com estímulo único. O segundo estudo, o qual está andamento, consiste na produção e na validação de um vídeo para ensinar a aplicação desta avaliação de preferência. No Estudo 1, foram encontrados três estudos que ensinaram os participantes a aplicarem a avaliação de preferência com estímulo. Os participantes destes estudos consistiram de estagiários que atuavam com pessoas com TEA e professores de estudantes com deficiência intelectual profunda. Todos os estudos utilizaram a videomodelação como procedimento de ensino. O Estudo 2 consistiu em uma análise de tarefas que identificou 13 passos necessários para a aplicação da avaliação de preferência com estímulo único e, em seguida, na confecção de um vídeo que demonstra tais passos.