CACURIANDO IDEIAS MUSICAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil; Educação Musical; Pesquisa com crianças; Coco Alagoano; Cultura
A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tem como objetivo investigar os processos e as ideias musicais com as crianças pequenas em contexto da educação infantil, a partir das musicalidades e brincadeiras do Coco Alagoano. Trata-se de uma pesquisa com crianças, que se apoia nas contribuições epistemológicas da sociologia da infância de Corsaro (2011), do conceito de brincadeira de Wallon (2007), da teoria da aprendizagem musical de Gordon (2000), da educação musical de Brito (2003) e dos saberes culturais a partir de autores como: Santos (2019), Martins (2021) e Vilela (1980). Para tal, utiliza como metodologia a pesquisa-ação no contexto referencial de Spink (1979) e Haddad (2016). A pesquisa será realizada em um centro de educação infantil da rede municipal de educação infantil de Maceió. Pretende-se criar uma área de expressão musical Coco Alagoano para cacuriar ideias musicais e promover ações investigativas para coleta de dado no ambiente da educação infantil. A partir dos dados coletados por meio das interações e diálogos musicais realizados nos encontros com as crianças será possível proceder para a análise dos processos e ideias musicais gerados a partir de uma experiência cultural e musical. As considerações iniciais, com base na manifestação cultural do Coco Alagoano, em contexto de educação infantil, demonstram até o momento um diálogo com a literatura e oferecem potencialidade metodológica para a elaboração dos instrumentos de análise.