PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAGIB JOSE MENDES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAGIB JOSE MENDES DOS SANTOS
DATA : 19/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/tjk-gcct-gpc

A DIMENSÃO SUBJETIVA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA CRIANÇAS COM A SÍNDRODE CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS (SCZV) E STORCH A PARTIR DAS SIGNIFICAÇÕES DE SEUS FAMILIARES/RESPONSÁVEIS

Síndrome Congênita do Zika Vírus. Função Social da Escola. Dimensão Subjetiva da Realidade. Psicologia Sócio Histórica. Inclusão Escolar.

O Nordeste brasileiro ficou marcado, nos anos de 2015 e 2016, pelo nascimento de um grande número de crianças com a característica da microcefalia. Tal fenômeno foi alvo de interesse por parte de médicos e pesquisadores do Brasil e do mundo que, após uma série de investigações, chegaram à conclusão que o responsável pelo número crescente de casos de microcefalia em recém nascidos era o vírus Zika, tendo como principal vetor o mosquito Aedes Aegypt. Além disso, foi também constatado que a microcefalia não era a única característica que essas crianças apresentavam, havia também outras comorbidades, tais como: deficiência intelectual, baixa visão, deficiência física, deficiência auditiva, entre outras. A este conjunto de características associadas ao indivíduo que foi infectado pelo Zika Vírus – quando ainda na vida uterina – foi denominado de Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZv). As mulheres contaminadas pelo mosquito, durante a gravidez, e que, por isso, tiveram filhos diagnosticado com a SCZv, são em sua maioria ainda muito jovens, negras e pobres; e hoje, há quase uma década depois da pandemia do Zika Vírus, grande parte dessas mulheres têm seus filhos matriculados nas escolas da rede regular de ensino. Assim, frente a este fenômeno, o presente trabalho parte do seguinte problema: como se dá o processo de constituição da dimensão subjetiva da função social da escola no que tange à inclusão escolar de crianças com a SCZv? Isso posto, esta tese tem como objetivo geral explicitar e analisar a dimensão subjetiva da função social da escola, a partir das significações dos familiares associados a uma ONG voltada ao apoio às famílias de crianças com a SCZv, quanto ao processo de inclusão educacional. Em específico, a pesquisa tem os seguintes objetivos: descrever e explicar as determinações sócio-históricas que constituem a realidade concreta das famílias de crianças com SCZv associadas a uma ONG;  descrever e explicar as possíveis contribuições da ONG às crianças com a SCZv no que diz respeito a sua inclusão escolar; apreender e analisar as significações construídas pelos familiares de crianças com a SCZv acerca do papel da ONG na qual são associados – ante o processo educacional-escolar de suas crianças; e apreender e analisar as significações dos familiares sobre o processo educacional inclusivo de suas crianças. Neste sentido, fizemos uso dos Núcleos de Significação enquanto procedimento de análise dos dados produzidos durante a realização da pesquisa, e tomamos como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico e Dialético (MARX, 1996, 2007, 2010, 2022; ENGELS, 1883,1988, 1999, 2021; KOSIK, 1969; LUKÁCS, 1979, 1986, 2013, 2014; MÉSZÁROS, 2015, 2016; TONET, 2018; MACENO, 2017, 2019), e a Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica (VIGOTSKI, 2007, 2009, 2011, 2019; LURIA, 1986; LEONTIEV, 1978; BOCK, 1978, 1999, 2015, 2016; AGUIAR E OZELA, 2013). Como estratégia metodológica os dados estão sendo produzidos em dois momentos: no primeiro momento foi realizado, de forma individual, uma entrevista semiestruturada com quatro mulheres (três mães e uma avó de crianças acometidas pela SCZv) que são membros de uma associação voltada às famílias de crianças com a SCZv e com outros comprometimentos, e que têm suas crianças matriculadas em escolas da rede pública de ensino da cidade de Maceió -Al;  o segundo momento consistirá em uma sessão de reflexão que, pautada na lógica da práxis, será realizada com as participantes da pesquisa, seu escopo será, a partir de discussões em torno da função social da escola para suas crianças, suscitar zonas de inteligibilidades coletivas a fim de apreender o movimento dessa realidade, compreendendo-a e superando-a. Como resultado da análise dos dados, produzidos por meio das entrevistas, ficou evidenciado, até o atual momento da realização da pesquisa, que as significações dos familiares acerca da dimensão subjetiva da função social da escola, apontam para a necessidade do cuidado – enquanto postura ética da escola para com a criança com SCZv – como um dos aspectos considerados relevantes, sobrepondo a função social que, de forma tradicional e histórica, é atribuída à escola, que é a de transmitir de forma sistemática o conteúdo acadêmico. Salientamos que, em se tratando de ser uma pesquisa na sua fase de desenvolvimento a produção e análise dos dados poderá apontar para outras interpretações, além destas.

Presidente - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Interno - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Interno - 1032617 - JAILTON DE SOUZA LIRA
Externo à Instituição - FÁBIO ALVES GOMES