PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DE LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL DE LIMA SANTOS
DATA : 15/09/2022
LOCAL: Cedu online

Educação Médica e o uso das Metodologias Ativas:possibilitando práticas pedagógicas criativas e inclusivas

Palavras-chave: Educação médica. Metodologia ativa. Complexidade. Transdisciplinaridade. Criatividade.

Ao longo do tempo, a educação médica brasileira vem se transformando de acordo com as demandas surgidas socialmente. Atualmente, o que se espera de um médico, além da sua capacidade técnica, é que seja um profissional ético, reflexivo e humanista. Dessa forma, a educação é compelida a repensar seus modelos, afinal os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem não conseguem atender necessidades da formação contemporânea. O presente estudo traz como objetivo geral: Investigar como se configuram as metodologias ativas utilizadas no curso de Medicina UFAL – Campus Arapiraca à luz das práticas criativas e inclusivas fundamentadas na complexidade (MORIN, 2007) e transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2008). E, como objetivos específicos, mapear e analisar como as metodologias ativas tem sido utilizadas nos cursos de graduação em Medicina no Brasil; identificar as metodologias ativas utilizadas pelos docentes no curso de Medicina da UFAL – Campus Arapiraca; averiguar a percepção dos discentes e docentes do curso de Medicina sobre as metodologias ativas utilizadas, considerando o acolhimento e inclusão da diversidade nas formas de ser e aprender dos alunos; avaliar o índice de desenvolvimento da criatividade do curso de Medicina UFAL – Campus Arapiraca e suas alusões na formação do aluno;  e analisar os documentos relacionados às atividades pedagógicas do curso quanto às metodologias ativas e possibilidades de práticas criativas e inclusivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a abordagem do estudo de caso, os sujeitos da pesquisa são os discentes e docentes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Os instrumentos para a coleta de dados são entrevistas individuais semiestruturadas, aplicação do questionário VADECRIE e pesquisa documental referente à investigação nos documentos do curso. A análise dos dados será a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), das entrevistas realizadas considerando a triangulação dos dados dos demais instrumentos de coleta. Até o presente momento, foi feito o estudo piloto da pesquisa com a apresentação dos resultados na íntegra, as entrevistas transcritas e gráficos elaborados a partir das respostas do questionário VADECRIE.

Externo à Instituição - JOAO HENRIQUE SUANNO
Interno - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externa à Instituição - MARILZA VANESSA ROSA SUANNO - UFG