PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA
DATA : 26/09/2022
LOCAL: on-line

AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO E DA EDUCAÇÃO ECOSSISTÊMICA PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Complexidade. Educação ecossistêmica. Transdisciplinaridade. Inclusão.

O contexto que se vislumbra na contemporaneidade, exige uma atividade educativa renovada, em essência, e prática, uma vez que, a sociedade se transforma rapidamente, caracterizada pela popularização das informações científicas e tecnológicas, do apelo ao pensamento criativo, da capacidade de tomada de decisão, e do trabalho no contexto da diversidade. Contudo, paradoxalmente, na escola, orientada ainda, por uma concepção mecanicista sedimentada em uma ótica convencional reducionista, fragmenta e desconecta o homem de si e de suas necessidades. Com o objetivo geral de sistematizar os princípios da docência transdisciplinar para, e, em colaboração com os sujeitos da pesquisa construir um arcabouço de ideias e práticas, que possam contribuir para a atividade docente na perspectiva da educação ecossistêmica, relacionada ao ensino aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual o estudo apresenta os objetivos específicos: compreender as propostas inerentes a complexidade, e os conceitos vinculados a educação da pessoa com deficiência intelectual; desenvolver abordagens teórico-metodológicas de ensino-aprendizagem oriundos da perspectiva ecossistêmica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a abordagem da pesquisa colaborativa. Os sujeitos da pesquisa são os participantes do curso de extensão sobre educação inclusiva transdisciplinar, oferecido na modalidade em 2023 na modalidade EaD oferecido pela Universidade Federal de Alagoas/Campus A. C. Simões. Os instrumentos para a coleta de dados serão: entrevistas virtuais semiestruturadas, aplicação de questionário online; círculo de diálogo; pesquisa documental referente à investigação sobre a formação docente e a deficiência intelectual. A análise dos dados será a partir da análise, com auxílio de software específico, das entrevistas realizadas considerando a triangulação dos dados dos demais instrumentos de coleta. Até o momento, foram realizadas a revisão de literatura sobre a complexidade, transdisciplinaridade e educação ecossistêmica; organização legal para consolidação do curso de formação e ingresso/aprovação no Conselho de ética em pesquisa.

Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interna - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Externa à Instituição - ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS