PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: GERALDO BERNARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERALDO BERNARDO
DATA : 16/09/2022
HORA: 18:00
LOCAL: Cedu online
TÍTULO:

 

PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS -NOVOS OLHARES RUMO A UMA EDUCAÇÃO ECOFORMATIVA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão dos Surdos. Complexidade. Ecoformação. Práticas de aprendizagem integradora e inclusiva


PÁGINAS: 100
RESUMO:

 Com base no pensamento complexo, na ecoformação e nas Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas (ALVES,2016) essa pesquisa objetiva analisar, relato de experiência de um professor de estudantes surdos, na perspectiva da educação ecoformativa e inclusiva. A problematização em questionarmos: de que maneira as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas potencializam a aprendizagem e desenvolvimento de cenários inclusivos para estudantes surdos, em uma Organização Não-Governamental ONG? O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa narrativa qualitativa, cuja análise baseia-se nos princípios guias do pensamento complexo de Morin e nas categorias das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (2016). O fizemos, a partir da análise dos registros do diário de bordo da atuação docente, no período de 8 meses do ano de 2019, em uma (ONG) que atende estudantes surdos. Como referencial teórico tomamos autores que se debruçaram sobre: a inclusão dos surdos, pensamento complexo, Morin (2014; 2015), a ecoformação Suanno (2014, p. 175) e as PAII em Alves (2016). A análise realizou-se a partir de categorias temáticas aplicadas as aos registros do diário de bordo. As análises revelam, a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas integrados e inclusivas, pensadas a partir do olhar multidimensional aos estudantes. A importância da promoção de uma relação de amorosidade entre professor, estudante, família e todas da instituição. . A articulação dos professores com a coordenação possibilitou a inserção das famílias dos estudantes no ambiente institucional, através de oficinas de artes e ensino de libras. Com interação das famílias nas ações pedagógicas, percebemos avanços significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes que passaram a ter voz e participação ativa bem como, aos pais. Uma relação co-imbricada, que favoreceu a aquisição de diferentes saberes para a vida em sociedade Diferentes personagens convivendo diariamente no mesmo contexto, cada um, um mundo e várias história, que se cruzam a partir do todo. Consequentemente, a construção de um cenário inclusivo para os estudantes (família e profissionais) provocou no ambiente educativo uma nova energia que alterou o emocional, o social, o espiritual, o cultural. Percebemos que esta mudança só é possível a partir da aceitação de diferentes estratégias adotada por todos os profissionais da escola. Concluímos que s práticas integradoras e inclusivas que promoveram o desenvolvimento da afetividade, autoestima, confiança, cuidado consigo, o outro e a natureza


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externa à Instituição - ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS - UFPR
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 16:08
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