O ENSINO DE FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ALAGOANAS
Componente curricular. Filosofia. Pedagogia.
Pesquisas mais recentes apontam que o pedagogo atua em diversas áreas e modalidades profissionais,
como a pedagogia hospitalar e empresarial, além da gestão e docência educacional. Dessa maneira, o
currículo do curso de Pedagogia ganha um caráter mais técnico, buscando atender essas novas
especificidades, o que algumas vezes, diminui o valor à filosofia nesse contexto, provocando uma
fragmentação de componentes curriculares, o que dificulta a real qualidade na formação do pedagogo,
impossibilitando-o de analisar as discussões educacionais e a problematização política das práticas
educativas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo principal analisar o ensino de filosofia
enquanto componente curricular nos cursos de Pedagogia das universidades públicas de Alagoas,
dando ênfase aos conteúdos, carga-horária, referências bibliográficas, perfil docente e concepção
discente, diante da reorganização curricular brasileira, buscando entender o papel dado a filosofia no
curso de Pedagogia. A pesquisa foi descritiva e explicativa, tendo como método de abordagem o
dedutivo. Feito um levantamento bibliográfico nas bases Scopus (da Elsevier), Scielo, Springer Link,
ACM Digital Library e Catálogos de Dissertações e Teses da Capes. Na segunda etapa da pesquisa foi
discutido sobre a filosofia na formação do docente e do pedagogo, sua importância, institucionalização
e organização curricular, a análise das legislações nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
de 1996 e a Diretriz Curricular Nacional (DCN) do curso de Pedagogia. A terceira etapa se constituiu
no perfil do ensino de filosofia nos cursos de Pedagogia das universidades públicas de Alagoas,
traçando um levantamento das disciplinas de filosofia ofertadas, a partir da análise dos Projetos de
Desenvolvimento Institucionais das universidades e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Já a quarta
etapa analisou a filosofia enquanto componente curricular através de características do corpo docente e
discente, sobretudo por meio de aplicações de questionários. Observou-se uma reorganização
curricular nos cursos de Pedagogia no país, interferindo na condição dada à filosofia enquanto
disciplina nos cursos superiores.