PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAN SANDRA ALVES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIAN SANDRA ALVES DE ARAÚJO
DATA : 20/10/2022
LOCAL: cedu - online

OS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS EM ARTICULAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: desafios e potencialidades para o Ensino de Ciências

Pedagogia libertadora. Alfabetização científica. Ensino de Ciências. Cienciometria.

Na contemporaneidade, muitos estudiosos sinalizam como um dos desafios para a educação à promoção de uma formação holística dos educandos, proporcionando a esses, condições para o enfrentamento das situações de seu cotidiano, neste sentido, para o que aqui estamos considerando como uma formação cidadã no sentido amplo do termo. Assim, também há tempos são questionadas e investigadas situações teórico-metodológicas referentes às mudanças necessárias para a área do Ensino de Ciências - EC, de modo que este esteja auxiliando este processo formativo dos sujeitos que se achegam em nossas escolas. Nessa busca por mudanças, a aproximação da área com a epistemologia freireana tem sido indicada como possibilidade de superação do ensino tradicionalista, conteudista e enciclopédico que marcam esta área do EC. Essa indicação surge mediante as características do ensino não-bancário - centrado na dialogicidade, problematização, contextualização e interdisciplinaridade – e libertador proposto por Freire em suas obras, e que foram vivenciadas em sua prática educativa. É pensando o panorama do ensino de Ciências da Natureza e as articulações já estabelecidas entre este campo de conhecimento com o referencial freireano que se dá esta pesquisa, tendo a mesma as seguintes questões norteadoras: Como tem se configurado a produção do conhecimento, em nível nacional, da área de Ensino Ciências em aproximação com o referencial freireano e qual o possível significado desta configuração para a área em relação a pesquisas futuras? Quais são as potencialidades e limitações encontradas mediante a aproximação do referencial freireano para o ensino de ciências e a alfabetização científica, apresentadas pelas pesquisas desenvolvidas na área do ensino de ciências ao longo dos últimos dez anos? Assim, esta pesquisa tem como objetivo: Identificar e analisar a aproximação entre os pressupostos freireanos com o ensino de ciências e a alfabetização científica, nas produções acadêmicas divulgadas na área, de modo a estabelecer uma possível configuração dessa produção do conhecimento, localizando as possibilidades e limitações dessa aproximação que são apontadas pelas pesquisas analisadas. Neste sentido, temos como base teórica os escritos de Freire, Delizoicov, Angotti, Auler, Sasseron, Carvalho, Muenchen, Strieder, Marandino, Lorenzetti, entre outros. Este estudo insere-se na abordagem de pesquisa de métodos mistos, ou seja, quali-quantitativa (Sánchez Gamboa, 2013) amparada nos pressupostos da Revisão Sistemática da Literatura - RSL (FARIA, 2016, p. 17). Quanto à análise e interpretação dos dados, estas foram realizadas em dois níveis: a análise cienciométrica, já desenvolvida; e a análise documental por meio da análise do conteúdo, que ainda se encontra em andamento. Os dados cienciométricos nos permitem pensar que atualmente temos uma rede de pesquisadores consolidados que se encontram ligados principalmente a três grupos de pesquisas: GEPECISC-UFSC;  GEATEC-UESC; GEPECID-UFSM. Em se tratando das obras de Paulo Freire, ‘Pedagogia do Oprimido’ e ‘Pedagogia da Autonomia’ foram as mais referenciadas. Encontramos pesquisas de natureza teórica e aplicadas. Esse segundo grupo tem destaque para trabalhos relativos à formação de professores e práticas educativas realizadas  na sala de aula da educação básica. Foi possível observarmos a presença e relevância dos físicos para a manutenção e divulgação  de estudos nesta perspectiva. Os dados apontam para o desafio de aproximarmos os professores da educação básica das pesquisas no papel de autores/coautores das publicações, ou seja, de pesquisadores. A necessidade de ampliação das redes sociais de pesquisa no campo também foi notada, sendo que estas poderão garantir uma maior difusão dos saberes até então construídos e consolidados pelo coletivo de pesquisadores que já são referência para tais discussões. Seguimos esta pesquisa cientes de que muito ainda precisamos revisitar o nosso referencial, bem como certos de que algumas ideias precisam ser articuladas e fundamentadas.

Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Externo à Instituição - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externo à Instituição - LEONIR LORENZETTI - UFPR