PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA FERREIRA FERRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA FERREIRA FERRO
DATA : 13/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zbr-rqqs-yrk
TÍTULO:

DIMENSÃO SUBJETIVA DO PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO NA REDE REGULAR INDÍGENA: UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS INDÍGENAS DA ETNIA XUKURU-KARIRI NO MUNICÍPIO DEPALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Indígena. Povo Xukuru-Kariri. Inclusão. Políticas de Educação Inclusiva. Sócio-histórica. 


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Essa tese versa sobre a temática da inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência nas escolas indígenas da etnia Xukuru-Kariri (XK). Objetiva-se compreender a dimensão subjetiva do processo educacional inclusivo a partir das narrativas dos profissionais que atuam diretamente com esse público. Assim, a pesquisa tem como cenário de investigação as escolas indígenas da etnia XK localizadas no município de Palmeira dos Índios (AL). Este estudo encontra-se ancorado nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-histórica (PSH) e do materialismo histórico e dialético (MHD). Deste modo, considerando que apreender o sentido é atentar-se para a subjetividade construída a partir da historicidade dos sujeitos, de forma dialética, haja vista a presença de mediações no curso das internalizações que o mesmo estabelece ao longo da sua vida, os procedimentos de análise aqui adotados buscam compreender a dimensão histórica e dialética acerca do fenômeno investigado. Tendo em vista que este estudo concebe o sujeito como histórico, cultural e singular ao mesmo tempo (AGUIAR, 2000), busca-se fundamentar a discussão em autores, como Aguiar (2000); Ozella (2013); Bock e Gonçalves (1996) e Vygotsky (1991) que nos direcionam para uma compreensão da realidade enquanto processo contínuo e dinâmico. O estudo encontra-se desenvolvido em duas etapas: pesquisa documental e pesquisa em campo. Por fim, trata-se de uma pesquisa que procura aprender aos sentidos produzidos pelos profissionais indígenas e não indígenas, que atuam com alunos indígenas com deficiência. Os resultados preliminares evidenciam as várias penúrias que assolam a educação escolar indígena, assinalando a carência e, ao mesmo tempo, a busca pelo cumprimento de necessidades básicas no interior do movimento escolar indígena do povo Xukuru-Kariri.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Interno - 1032617 - JAILTON DE SOUZA LIRA
Interna - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo à Instituição - GILBERTO GERALDO FERREIRA
Externo à Instituição - PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 12:20
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 18:20