PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 29/11/2022
LOCAL: DEFESA REMOTA - GOOGLE MEET

FILOSOFIA E VIDA NO ENSINO MÉDIO: FORMA(AÇÃO) NO TECER/VIVER O MUNDO

Filosofia e Educação. Ensino de Filosofia. Formação humana. Ensino Médio. Filosofia e Vida.

Considerando a Filosofia um conhecimento histórico e social, ponderamos um ensino de Filosofia como um contributo para um modo de viver. Nosso falar repousa na possibilidade de uma Filosofia no Ensino Médio como filosofia de vida, como presença subversiva na formação do/da estudante da escola de ensino básico. Tratamos de um sujeito que possa filosofar a vida, como configuração de uma formação e transformação do seu modo de viver. Partimos de um pressuposto no qual o perguntar-questionar-problematizar se torna intrínseco ao processo da compreensão de si mesmo e do mundo. A problematização do ser-estar no mundo, configurando-se no questionar das coisas, se transforma num instrumento importante para a formação subjetiva. Nesse sentido, o dobrar-se do sujeito sobre si mesmo não se sustenta no dispor de respostas e sim na reiteração da prática da pergunta. A inquietação com o modo como se vive a própria vida, poderá/deverá romper com a continuidade de um viver indolente. Vale ressaltar que esse olhar-se na maneira de viver, assimila aqui, os sujeitos inseridos ainda no processo de escolarização e desenvolvimento da autonomia, no seu ser-estar na escola. O desenho inicial da tese envolve pensar a educação institucionalizada, indica uma crítica que fazemos aos protótipos de um ensino e de uma filosofia, presas aos estigmas padronizantes e concernentes a habilidades e competências. O perguntar sobre a vida têm perdido espaço em uma educação tecnicista e em um viver paradigmático. As diretrizes de uma educação metódica impõem a necessidade desenfreada de respostas prontas, enquanto as indagações da vida suplicam no sujeito o conhecimento de si mesmo. Este trabalho sustenta que o ensino da Filosofia no ensino médio, pode se preocupar com a constituição dos sujeitos sociais e de seu viver subjetivo no cotidiano. Recomenda-se pensar, desde cedo, em fazer as perguntas da vida, em elaborar questões pertinentes ao nosso ser-estar no mundo. Em tal horizonte, como reconhecer a Filosofia enquanto projeto de vida no ensino médio da educação básica? Nossa questão está fundamentada em uma epistemologia hermenêutica, e sua materialização acontece no estudo dentro da sala de aula, através das discursividades presentes nos questionários estruturados com perguntas fechadas e questões abertas. O estudo conduziu-nos à percepção de um recheamento de subjetividades divergentes, mas que são sufocadas por semelhantes destituições sociais. A tese apoia-se precipuamente no pensamento do filósofo francês, Michel Foucault (2008a; 2010a; 2011) e recorre a interlocutores que corroboram a conceber a filosofia como chave de entendimento do mundo da vida e como atitude existencial do viver. Com base nos dados coletados, confrontamos o viver dos/das estudantes de ensino médio de uma escola pública do interior de Alagoas. Nosso objetivo é poder instigar em cada aluno e aluna um perceber-se como configuração para uma maneira de ser-estar capaz de resistir e contradizer todo processo de padronização e regulação de um modo de pensar, dizer e viver no mundo.

Presidente - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externa ao Programa - 1823077 - ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA MELO