PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: VANESSA SATIRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA SATIRO DOS SANTOS
DATA : 23/11/2022
LOCAL: cedu - online

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL (2007-2020): A FORMAÇÃO HUMANA EM PAUTA

Políticas Educacionais. Políticas de Educação Integral. Formação Humana. Omnilateralidade. Escola Unitária.

As políticas de educação integral no Brasil visam promover a formação humana integral. São 13 (treze) anos de consecução de programas e projetos na área da educação integral que impõem-nos identificar as políticas de Estado quanto aos pressupostos filosóficos e políticos a partir da perspectiva histórico-social da educação integral. Deste modo, o objeto de investigação desta tese são as políticas de educação integral no Brasil no período de 2007 até 2020. Assim temos como objetivo geral: analisar o contexto histórico-social, político e cultural do projeto de formação humana inscrito na concepção de educação integral, bem como problematizar as contradições e as tensões de modo a pensar novas dinâmicas em relação a essa política na contemporaneidade. Isto leva a Tese: as políticas de educação integral no Brasil são limitadas, no que pese a questão da formação humana integral. A referência da formação humana emancipatória se dá por meio da Omnilateralidade em Marx (1974; 1996) e da Escola Unitária em Gramsci (1978). Serviram-nos de referencial teórico os estudos de: Marx (1974; 1996); Gramsci (1978) e Cavaliere (2002; 2014; 2020). Nisto, o percurso metodológico que norteia esta investigação foi a pesquisa documental, compreendendo-a como uma pesquisa que constrói interpretações para identificar ou construir significados (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). A escolha dos documentos para nossa investigação tem como critérios da pesquisa documental: contexto, autenticidade, confiabilidade e natureza do texto (CELLARD, 2008). Os documentos analisados foram: Legislação que regulamenta a Educação Integral no Brasil e os Documentos e Manuais que orientam a Educação Integral no Brasil. O método de apreensão do real é o Materialismo Histórico dialético.Com as incursões investigativas referente à temática, concluímos que: 1 - As políticas de educação integral submetidas à lógica do capital conduzem à formação unilateral por meio de um modelo educacional fragmentado e descontinuado; 2 -A sociedade capitalista distingue e dicotomiza a relação entre gerência e força de trabalho, direção e execução; 3 - As referências teóricas da educação integral no Brasil mantém distância das concepções de formação “omnilateral” em Marx (1974; 1996) e Gramsci (1978), e, 4 – A formação humana emancipatória se dá por meio da omnilateralidade que tem na Escola Unitária o princípio de tornar os conhecimentos do cotidiano social vivos para o desenvolvimento técnico- científico.

Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interna - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externa à Instituição - BRUNA TARCÍLIA FERRAZ - UFRPE