PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: REINALDO BATISTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REINALDO BATISTA DOS SANTOS
DATA : 25/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: cedu - online
TÍTULO:

 

A (IN)VISIBILIDADE DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA:
NARRATIVAS DO COTIDIANO ESCOLAR E EXISTÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoas em situação de rua. Cotidiano Escolar. Educação. Imagens. Memórias Narrativas.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Esta tese traz uma reflexão sobre o cotidiano das pessoas em situação de rua,
na cidade de Maceió, procurando compreender a sua condição de
(in)visibilidade através de imagens fotográficas (tiradas por eles) e dos diálogos
provocados pelo pesquisador. Assim, trazendo à tona as suas histórias de vida
escolar, numa perspectiva social e política. Dessa forma, levanta-se a seguinte
problematização central: como e o que as pessoas em situação de rua,
apoiadas em registros fotográficos (realizados por elas), narram a sua condição
de existência e a sua história escolar? A partir desta pergunta central, surgiu
outra indagação: De que forma essas falas e registros revelam-se implicados
com o contexto social e político? Para tais questionamentos lança-se a
hipótese de que as pessoas em situação de rua são (in)visibilizadas na sua
condição de sujeitos portadores e produtores de culturas, ou seja, enquanto
sujeitos que possuem saberes e histórias de vida e trajetórias escolares
(interrompidas ou negadas). Do ponto de vista metodológico, optamos pelos
estudos voltados para o Cotidiano (CERTEAU, 2019) e pela perspectiva
teórico-metodológica Ecologia de Saberes (SANTOS, 2010), tendo como
instrumento de coleta de dados o registro fotográfico, cujas “cenas” eram
escolhidas pelos próprios sujeitos. As imagens fotográficas foram realizadas
nos bairros de Jatiúca, Pajuçara, Pinheiro e Mangabeiras (são territórios que
mais prevalecem sujeitos em situação de rua), que se encontram localizados
na cidade de Maceió. As memórias de vida e escolar, forjadas nessas imagens,
trouxeram indícios sobre as experiências (LARROSA, 1996) desses sujeitos
praticantes que se (re)inventam em suas narrativas e, sobretudo, em seu
cotidiano, procurando dar sentido à sua existência que parece negada pelo(s)
outro(s). Daí por que nossa pesquisa procurou dar voz e vez a essas pessoas.
Para tanto, trouxe-se ao diálogo autores como Certeau (2009), Santos (2010),
Larrosa(1996), entre outros, para articular conceitos e fundamentos teóricos-
metodológicos que pudessem sustentar as reflexões teóricas acerca de uma
temática que nos obriga a lidar com os avessos. Os resultados sinalizam que
as pessoas em situação de rua têm história de vida e trajetória escolar

diversas, mas (in)visibilizadas por sociedade excludente, especialmente pela
modernidade ocidental, visto que são sujeitos expostos a condição de
vulnerabilidade social, econômica. Compreendeu-se, assim, a partir das
imagens fotográficas e dos diálogos, que esses sujeitos buscam, de certo
modo, uma "justiça social" e, ao mesmo tempo, uma "justiça cognitiva"
(SANTOS, 2010) vez que as memórias, em virtude de sua dimensão subjetiva,
trama e se entranha na/pela realidade através de (re)ações singulares e de
resistência, de suas jornadas de vida e escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interna - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externa à Instituição - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPB
Externa à Instituição - VELEIDA ANAHÍ DA SILVA - UFS
Notícia cadastrada em: 24/10/2022 15:13
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 03:11