PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: FABRÍCIA CARLA DE ALBUQUERQUE SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRÍCIA CARLA DE ALBUQUERQUE SILVA
DATA : 24/11/2022
LOCAL: CEDU - online

ESTADO BRASILEIRO DOS OITOCENTOS: trajetórias por concepções, esboços de políticas públicas e implicações para a Educação Formal da Província alagoana (1821 – 1872)

Estado brasileiro; políticas públicas; educação alagoana; século XIX.

O texto ora apresentado é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, cujo objetivo central
esteve em compreender o sentido de Estado-Nação brasileiro e sua relação com políticas
públicas em educação formal da Província Alagoana, no contexto oitocentista. Esta
pesquisa contribui no entendimento de fontes antigas de um período histórico marcado
por efervescências sociais, as quais fizeram parte da formação identitária do Brasil
oitocentista. E, nesse movimento, inevitavelmente, os leitores irão refletir sobre
questões atuais, com atenção às longínquas origens. A partir de inquietações atinentes
ao contexto político-administrativo em tela, delineou-se a seguinte pergunta central:
Quais concepções de Estado-nação brasileiro podem ser inferidas a partir de fontes do
período de 1821 a 1872 e, de forma associativa, como se refletiam em políticas públicas
para a educação formal da Província Alagoana? Trata-se de uma pesquisa histórica,
fundamentada na abordagem teórica da Escola dos Annales. No que concerne às fontes
utilizadas, é qualificada como bibliográfica e documental. Compreende-se bibliográfica
como pesquisa desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído
principalmente de livros e artigos científicos, porém, a pesquisa documental ampara-se
em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico. A respeito desse aspecto, ao longo da “garimpagem” de fontes primárias, diversos vestígios foram analisados, a saber: jornais, relatórios de lideranças políticas da província, regulamentos e leis locais/nacionais, obras de educadores alagoanos que viveram no Século XIX e fotos/ imagens. Para tratamento e análise de dados, utiliza-se de uma técnica originada na filologia: a(s) Análise(s) de Conteúdo. A Tese, aqui defendida, consiste em: O sentido de Estado Brasileiro, no período de 1821 a 1872, tem como fio condutor centralidade e força de mando, todavia, simultaneamente, é marcado por heterogeneidade e ações paradoxais. Tais feições perpassam o esboço de delineadores (incipientes) de políticas públicas no contexto oitocentista, com reflexos na educação formal da Província alagoana, cuja estrutura de conteúdos e métodos é de longa duração. Nessa perspectiva, infere-se, a partir das fontes, que as demandas encontradas na educação alagoana, foram mantidas ao longo do cinquentenário estudado, em virtude da reduzida autonomia local e intenso rodízio de presidentes provinciais, dentre outros fatores atrelados ao poder centralizador do Estado.

Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interno - 059.237.388-64 - SILVIO ANCISAR SANCHES GAMBOA - UNICAMP
Interna - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Interna - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS