PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: MARIA QUITERIA DA SILVA

DISCENTE : MARIA QUITERIA DA SILVA
DATA : 02/12/2022
LOCAL: Google Meet meet.google.com/gma-koxj-tfm

DIMENSÃO SUBJETIVA DA REALIDADE EDUCACIONAL DOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Pandemia da Covid-19. Ensino Remoto. Estudantes Universitários. Deficiência Visual

Essa pesquisa tem como objetivo geral apreender a dimensão subjetiva da realidade  educacional dos universitários com deficiência visual (DV) no ensino remoto e como objetivos específicos a) explicitar a realidade educacional dos universitários com DV durante o ensino remoto; b) apreender as significações dos universitários com DV da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) acerca das ações docentes na perspectiva inclusiva, sobretudo no contexto pandêmico em que as atividades acadêmicas estão sendo realizadas em ambiente virtual; c) apreender as significações que os universitários com DV atribuem aos serviços e apoio à inclusão na universidade, sobretudo no contexto do ensino remoto.  Essa pesquisa tem como fundamento teórico-metodológico a Psicologia Sócio-Histórica (PSH), mais especificamente a produção de Vigotski, que tem por base o Materialismo Histórico Dialético (MHD). Os participantes na pesquisa foram 6 universitários com DV,de diversos cursos de graduação da UFAL. Para produção de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e a sessão reflexiva, captadas em áudio e vídeo de maneira virtual. Para a análise dos dados, utilizamos o procedimento dos núcleos de significação (NS). Os dados estão ainda em processo de análise, no entanto, o movimento de análise já aponta aspectos materiais que se fazem presentes no ensino remoto, dentre eles a sobrecarga de trabalhos, a falta de acessibilidade das plataformas digitais e também das atividades acadêmicas, sobretudo nas aulas, o que implica na prática docente. Também foi apontado por alguns participantes a dificuldade de concentração nas aulas, e também no uso das tecnologias. Assim é possível considerar que, no ensino remoto, a exclusão digital e a idéia de meritocracia ficaram evidenciadas mediante as críticas tecidas pelos participantes.

Interno(a) - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo(a) ao Programa - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Externo(a) ao Programa - 1123900 - SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
Notícia cadastrada em: 07/11/2022 21:19