PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: SIRLENE VIEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIRLENE VIEIRA DE SOUZA
DATA : 02/12/2022
LOCAL: meet.google.com/xmk-oqah-egv

O processo de implementação do Ensino Bilíngue para Surdos: Uma análise Sócio-histórica

Bilinguismo. Surdez. Sócio-histórica

Esse trabalho de tese analisa o processo de implementação da Educação Bilíngue para surdos de uma cidade nordestina, com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico Dialético - MHD e da Psicologia Sócio-histórica- PSH. Como objetivo geral, buscamos analisar o processo de implementação da Educação Bilíngue para surdos nos anos de 2019 à 2021, considerando os processos colaborativos desenvolvidos entre a pesquisadora e os membros da equipe da Coordenadoria Geral de Educação Especial - CGEE, responsável pelo projeto Bilíngue para Surdos. Nos movimentos encadeados procuramos discutir criticamente as determinações que constituem a Educação de Surdos na região e as possibilidades de uma prática pedagógica pautada pela colaboração entre os professores da sala comum e o “professor” tradutor intérprete de língua de sinais e língua portuguesa. Como objetivos específicos: (1) Discutir as condições materiais que marcam a Educação de Surdos e a implementação de um projeto de ensino bilíngue na rede municipal de Educação de uma cidade nordestina; (2) Enunciar as possibilidades do trabalho pedagógico colaborativo na promoção de uma Educação Bilíngue para Surdos a partir da pesquisa crítica de colaboração; (3) Evidenciar o processo da fetichização na qual se sujeitou o processo educacional dos estudantes com surdez e os discursos erigidos em torno do Ser Surdo e a aprendizagem das línguas, sejam elas Língua Portuguesa - LP e Língua de Sinais - LS, assim como os processos do ensinar e (4) Compreender as mediações que permeiam o processo histórico do Atendimento Educacional Especializado para Surdos com vista à promoção do Ensino Bilíngue na rede municipal de Educação em questão. Estruturamos este trabalho no modelo escandinavo, o qual se constitui por artigos temáticos que se articulam e se reconstroem metodologicamente ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Nas diferentes etapas de produção de dados utilizamos entrevistas reflexivas; observação participante e não participante; encontros de formação; reuniões colaborativas; diário de pesquisa e produção escrita colaborativa. Para a análise dos dados empregamos a análise de conteúdo e os núcleos de significação. O Artigo de Pesquisa 1 apresenta o relato das experiências e das mediações do processo de implementação do projeto de ensino bilíngue para surdos por uma secretaria municipal de educação situada na região nordeste. Os resultados apontam para a mistificação e naturalização da ordem estabelecida pelo modelo de sociedade no que diz respeito a Educação para Surdos. O Artigo 2 analisou o trabalho colaborativo entre o professor da sala comum e o Tradutor intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa. Nossa reflexão se desenvolvera a partir das possibilidades do trabalho colaborativo e do coensino na reorganização da práxis docente a partir da colaboração, entrelaçando o encontro na sala de aula das figuras do “professor” tradutor intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa e o professor regente. O artigo 3 realiza uma análise crítica a respeito da fetichização instituída sobre o trabalho com surdos, criando um "universo paralelo", o qual atribui aos profissionais que desenvolvem atividades com surdos ou no campo da surdez o papel de "exóticos". O 4º último artigo buscou compreender as significações da equipe gestora responsável pela implementação do projeto de Educação Bilíngue no município acerca do Atendimento Educacional Especializado- AEE e do Serviço de Atendimento Educacional Especializado Bilíngue- SAEEB. Como considerações finais podemos ponderar que a análise materialista possibilitou lançar novos pilares para um viés que problematiza as condições concretas desse processo de implementação, superando o que se apresenta no imediato. Atrelado a isso, foi possível construir alternativas para microtransformações das práticas cotidianas dos profissionais envolvidos no trabalho com estudantes surdos a partir da colaboração crítica.

Presidente - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Interno(a) - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Interno(a) - 269.196.304-78 - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Externo(a) ao Programa - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA