INCLUSÃO E AGÊNCIA DO UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSTITUINDO PRÁTICAS COLABORATIVAS
Agência. Universitário com deficiência. Educação Superior. Práticas colaborativas.
O objetivo basilar desta dissertação é apreender a dimensão subjetiva do processo de inclusão/exclusão na educação superior de universitários com deficiência e constituir práticas colaborativas que favoreçam o desenvolvimento da agência. Para alcançá-lo, buscamos apoio nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, que fundamentada no Materialismo Histórico e Dialético, nos orientam a compreender o humano como um sujeito ativo que se constitui na relação com o mundo material e social. Os dados foram produzidos durante treze encontros com um grupo de dez universitários(as) com deficiência. Reunimo-nos não somente com o intuito de discutir de forma reflexiva e crítica a realidade objetiva, mas com objetivos emancipatórios e ativistas. Coerente com exposto, esta investigação orienta-se para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática, visto isto, não poderíamos escolher outro caminho a não ser a abordagem colaborativa. Trazemos para a centralidade a discussão da categoria agência, por entender que contribui para o desenvolvimento humano assim como para o devir pessoal e coletivo, consequentemente, aponta para transformação de realidades. Para as análises interpretativas e explicativas, utilizamos os Núcleos de Significação, que nos permitiu uma análise do processo de forma ainda mais aprofundada, partindo das falas dos próprios participantes. Os resultados apontam que ainda há um longo processo a ser percorrido para a efetiva inclusão, mas para as mudanças começarem acontecer depende de esforços múltiplos, contínuos e coletivos, o que envolve compromisso com a justiça social. Essa é uma reflexão/ação constante que devemos fazer enquanto sujeito social e crítico