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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA DENISE SACUR MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA DENISE SACUR MARQUES
DATA : 29/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MACEIÓ:

 COMO É SER HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Educação infantil. Professores Homens. Gênero.

 
 
 

PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo investigar as compreensões que os profissionais homens de EI têm sobre a presença masculina na Educação Infantil no município de Maceió-AL. A desigualdade de gênero de profissionais de Educação Infantil é um fenômeno mundial, em que os homens representam apenas uma ínfima proporção nessa área. O debate político e acadêmico na perspectiva internacional remete à década de 1970. As discussões sobre os papéis sexuais foram amplamente debatidas com os trabalhos realizados pela Rede Europeia de Atendimento Infantil no período de 1986 a 1996. Houve, então, a necessidade urgente de mudança, sendo estipulada uma meta de aumentar em 20% a participação dos homens nos serviços de cuidado e educação de crianças dos países membros, meta que nunca foi atingida. No Brasil, o debate político ainda é incipiente e o acadêmico tem sido ampliado significativamente, conforme pesquisas de Cavalcanti (2018), Bonifácio (2019) e a Revisão Sistemática de Literatura deste estudo. Em Alagoas, ainda não há pesquisas que abordem essa temática. Considerando a relevância da temática, a pesquisa pretende responder a pergunta: como é ser homem na EI? Os aportes teóricos adotados  para melhor compreensão do tema são os que discutem as categorias gênero, masculinidades, maternidade, família, feminização do magistério e os impactos nas políticas públicas de educação infantil. A pesquisa utiliza o método Sophos – Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem – desenvolvido por duas dinamarquesas (HENSEN e JENSEN, 2004). A finalidade desse método são as observações de segunda ordem, ou seja, o pesquisador observa pessoas que observam os filmes que são  discutidos em grupos focais. É inspirado na pesquisa de Tobin et al (2008) que utilizou a etnografia visual e polivocal para comparar práticas de educação infantil em três países: Japão, China e Estados Unidos. Para este estudo, vai-se apresentar um filme de 30 minutos (HADDAD, JENSEN, 2017) que foi utilizado numa pesquisa mais ampla realizada na Universidade Federal de Alagoas (HADDAD, 2018, 2019 e 2020; HADDAD, MARQUES, AMORIM, 2020). O estudo será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, ir-se-á fazer um mapeamento da presença de profissionais homens, efetivos e/ou contratados, da rede municipal de educação infantil do município de Maceió-AL, com o objetivo de obter uma visão geral da quantidade de profissionais homens, como estão distribuídos, a sua idade, o tipo de cargo ou função etc. A segunda etapa, será a realização de 3 a 6 grupos focais compostos de 3 a 6 profissionais homens selecionados na primeira etapa para discutir o filme. A transcrição das discussões constitui o material empírico que será analisado com base na analise de conteúdo de Bardin (2016).

 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1546052 - LENIRA HADDAD
Interno(a) - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Externo(a) à Instituição - SANDRO VINICIUS SALES DOS SANTOS - UFMG
Externo(a) à Instituição - MARIA ASSUNÇÃO FOLQUE
Notícia cadastrada em: 09/11/2022 00:34
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