PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: EMANUELLE DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLE DE OLIVEIRA SOUZA
DATA : 12/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google-meet
TÍTULO:

APRENDIZAGENS BIOGRÁFICAS DE JOVENS ATUANTES EM MOVIMENTOS CULTURAIS: encontros e desencontros identitários na experiência de si


PALAVRAS-CHAVES:

 

Juventudes; Narrativas biográficas. Pesquisa biográfic.; Movimentos culturais. Construções identitárias.

 



PÁGINAS: 266
RESUMO:

Este estudo fundamenta-se nos estudos da juventude como categoria sócio-histórica e das juventudes como plurais. Partiu-se do pressuposto de que as aprendizagens dos indivíduos são fruto de diversas experiências em sua trajetória de vida e de que os caminhos formativos para a construção de si vão além da educação formal, pois remetem a contextos sociais e subjetivos, particulares de cada indivíduo, enquanto sujeito sociocultural. A pesquisa teve como objetivo investigar as possíveis relações entre as múltiplas experiências de jovens participantes de movimentos culturais de Maceió, Alagoas, e suas aprendizagens biográficas, a partir de suas construções identitárias. Os participantes da pesquisa são jovens de dois movimentos culturais: um jovem e uma jovem do Movimento Hip Hop; e duas jovens do Movimento Afro-alagoano. A produção de dados fundamenta-se metodologicamente nas entrevistas narrativas autobiográficas e, de forma complementar, na transcriação, inspirada na história oral de vida. As análises fundamentam-se na abordagem da pesquisa biográfica em educação e da pesquisa (auto)biográfica. Discutiu-se alguns conceitos como: movimentos sociais – seu desdobramento em movimentos culturais; habitus e disposições híbridas de habitus; esquemas de ação; experiência; identidades; a relação entre o plural e o individual; aprendizagens biográficas e conhecimento de si. A análise interpretativa das entrevistas, buscou compreender o aspecto singular-social de cada narrativa e os encontros e desencontros identitários com diversos campos sociais, na constituição do um conhecimento de si que se consolida pela articulação de aprendizagens biográficas importantes para sua formação e para suas perspectivas quanto ao futuro. Foram analisados aspectos relacionados ao caráter afetivo, às práticas artísticas; aos territórios; às redes de participação entre os diversos grupos; à participação política; às questões de gênero; às relações entre família e individualização; e entre as múltiplas constituições do “eu”, interpretando as descontinuidades e mudanças de direção em suas trajetórias de vida e o impacto dessas experiências nas construções identitárias que contribuem para sua formação. Como resultados da pesquisa identificou-se que, no processo de construção de conhecimento sobre si, existem, aliadas aos campos sociais tradicionais – como a família e a escola – as vivências em movimentos culturais que participam de sua formação. Aliados a isso, os encontros e desencontros de suas experiências em relação à família, à educação formal, à ação política, ao “ser periférico/a”, ao “ser mulher”, ao “ser negro/a”; e à uma “multiplicidade do eu”, dialogam com as “híbridas disposições de habitus”, colaborando para a construção das aprendizagens biográficas dos indivíduos envolvidos neste estudo. Neste sentido, o processo reflexivo narrativo, enquanto dimensão formativa da experiência de si, contribui para o conhecimento de si, consolidando aprendizagens biográficas significativas para os sujeitos que se narram.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interno(a) - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Interno(a) - 2217140 - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - ELISEU CLEMENTINO DE SOUZA - UNEB
Externo(a) à Instituição - MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 12:56
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 20:18