PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANDRO COELHO DOS SANTOS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVANDRO COELHO DOS SANTOS FILHO
DATA : 12/12/2022
HORA: 10:30
LOCAL: CEDU/UFAL
TÍTULO:

AUXILIANDO PROFESSORES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA FORMAÇÃO DE GRUPOS PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA BASEADA EM PROJETOS


PALAVRAS-CHAVES:

FORMAÇÃO DE GRUPOS, FORMAÇÃO DE GRUPOS PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A aprendizagem colaborativa baseada em projetos (CPjBL) é uma metodologia, que quando devidamente planejada e bem executada, ativa o protagonismo dos estudantes e pode proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades que apoiam a inovação, incluindo criatividade, pensamento crítico e solução de problemas. De acordo com a literatura, a etapa de formação é de vital importância para o desempenho do grupo (Isotani, 2009), sendo essa uma área de estudo que atrai diferentes contribuições científicas ao longo dos anos. A tarefa de agrupar, torna-se difícil uma vez que a quantidade de estudantes aumenta e também quando aumentam-se os critérios, o que pode afetarnegativamente na motivação, comunicação e engajamento dos estudantes quando esses critérios não forem aplicados adequadamente. Cenário esse que deve ser evitado tendo em vista que o propósito de formação em grupos é obter “alto desempenho” utilizando CPjBL. Entende-se por alto desempenho neste trabalho a
produção colaborativa que é efetiva, sendo o termo "efetivo" aqui uma referência à adequada alocação de recursos para melhorar o processo de aprendizagem, tanto individual como coletivamente enquanto grupo. Dessa forma, a pergunta que norteia este trabalho de pesquisa é: De que maneira agrupar estudantes com vistas a obter uma alta performance dos grupos na CPjBL? Para responder a essa questão, a pesquisa elenca como objetivo geral: desenvolver uma ferramenta de autoria para a formação de grupos de alta performance em CPjBL. Para isso como objetivos específicos estão elencados: 1 - Caracterizar o estado da arte da CPjBL com uso de Métodos Ágeis; 2 - Planejar, executar e acompanhar experimentos modelados com base nos dados bibliográficos levantados sobre as diferentes formas de formação de grupos e uso de métodos ágeis para a gestão dos projetos; 3 - Analisar a coleta
de dados e interpretar à luz da literatura; 4 - Propor critérios para a FGAD de acordo com os experimentos realizados; 5 - Modelar a ferramenta de autoria. Quanto à metodologia, o método escolhido para realização deste trabalho foi a Design Science Research - DSR, tendo em vista que o mesmo possibilita uma aproximaçã entre a teoria e a prática, e segundo Dresch et al. (2015) é a base epistemológica quando se trata do estudo do que é artificial e seu desenvolvimento - Em nosso caso o artificial é a ferramenta de autoria para formação de grupos de alta performance em CPjBL. Enquanto aos resultados preliminares são destacados três momentos: 1 - Revisão de literatura do trabalho “Formação de Grupos e Métodos Ágeis na Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos: Uma Revisão Sistemática das Características Individuais para Definir os Membros da Equipe.” 2 - Descrição do estudo colaborativo que resultou no artigo “Avaliando a Formação de Grupos Para Aprendizagem Colaborativa Baseada em Projetos no Ensino de Biodiversidade”; e 3 - Descrição do experimento de formação de grupos com a turma da matemática licenciatura noturno como parte do estágio supervisionado em docência do ensino superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Interno(a) - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externo(a) à Instituição - GEISER CHALCO CHALLCO - FURG
Externo(a) à Instituição - HELENA MACEDO REIS - UFPR
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 00:33
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 03:10