PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE MARIA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE MARIA DOS SANTOS
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Centro de Educação - Qualificação de Mestrado remota

Gestão escolar indígena no território Wassu Cocal

Decolonialidade. Educação Indígena. Gestão Escolar; Wassu Cocal.

Esta dissertação tem como tema a gestão escolar indígena no território Wassu Cocal. Foi desenvolvido uma análise a partir do reconhecimento dos desafios da gestão escolar indígena dentro da concepção decolonial e o fortalecimento do trabalho coletivo, da ética profissional, político, pedagógico, democrático e participativo, perante as mudanças organizacionais no contexto das escolas indígenas da Aldeia Wassu Cocal em especial Escola Estadual Indígena Professora Marlene Marques dos Santos. Ressaltamos ainda que a pesquisa tem como foco a promoção de uma gestão escolar indígena que viabilize as ações gestoras e pedagógicas que valide a pluriculturalidade; a democratização ou participação nas práticas pedagógico-gestoras; o diálogo entre as práticas culturais com os projetos educativos, as políticas públicas e os saberes originários do povo Wassu Cocal. Teve como objetivo geral analisar os elementos da gestão escolar indígena como uma proposta decolonial, buscando o fortalecimento do trabalho coletivo, democrático e pluricultural na organização do trabalho pedagógico de uma escola indígena da aldeia Wassu Cocal.  Dessa forma foi a partir da metodologia de cunho bibliográfico documental e qualitativo, que se fundamentou nos pressupostos teóricos e epistemológicos, que nos possibilitou compreender a importância da gestão escolar e os desafios enfrentados para se garantir uma educação escolar indígena intercultural, específica e diferenciada para o povo indígena Wassu Cocal, a qual é hoje garantida legalmente nos documentos que asseguram uma educação escolar diferenciada e descolonizada de qualidade.

Presidente - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Externo(a) à Instituição - NALFRAN MODESTO BENVINDA
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 00:34