SENTIDOS DE VIDA E APRENDIZAGEM NA HISTÓRIA DE VIDA DE UMA EDUCADORA ALAGOANA
Sentido de vida; Aprendizagem; Fenomenologia; Pesquisa (auto) biográfica.
Concebe-se neste estudo a aprendizagem como uma dimensão ampla da vida, relacionada à existência humana, ou seja, relacionada eminentemente à ação, à criação de modos de ser em diferentes contextos sociais e instância da vida. O objetivo geral da pesquisa é compreender a relação entre sentido de vida e aprendizagem a partir da história de vida de uma professora alagoana e as múltiplas relações entre âmbitos históricos individuais e coletivos. A relação entre sentido, vida e aprendizagem é realizada tendo a fenomenologia existencial hermenêutica do psicólogo alagoano Afonso Lisboa da Fonseca como principal fundamentação teórica. A concepção de sentido de vida é elaborada a partir da Fenomenologia e da Filosofia da Vida de Nietzsche. A concepção de aprendizagem, por sua vez, é fundamentada no trabalho de Afonso Fonseca. O problema da pesquisa expressa-se da seguinte forma: Qual a relação entre a elaboração dos sentidos de vida e o processo de aprendizagem ao longo da vida, e suas múltiplas relações em âmbitos individuais e coletivos na história de vida de uma educadora? A tese trabalhada na pesquisa é a seguinte: O sentido da vida se dá como ação fenomenológica existencial, e se desdobra como aprendizagem ao longo da vida, em múltiplas relações de dimensões individual e coletiva. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja abordagem pode ser caracterizada como fenomenológica existencial hermenêutica. A participante referência da pesquisa é uma educadora alagoana, cujo a pesquisa toma como base sua história de vida. Buscar-se-á, ainda, familiares, amigos(as), ex-colegas de trabalho e ex-alunos, a fim de buscar criar uma constelação de sentidos acerca da história da participante referência da pesquisa, além de buscar sua contextualização. Os instrumentos utilizados para coletas de dados e produção do conhecimento são: entrevistas semiestruturadas, produção de narrativas, diário de pesquisa, além da análise de documentos pessoais diversos da participante referência da pesquisa. A compreensão do conhecimento produzido e a análise dos dados coletados dá-se através de um método desenvolvido pelo pesquisador e denominado de: “Abordagem Constelacional e Fenomenológica Existencial Hermenêutica”. Utiliza-se, ainda, para a análise específica das narrativas e entrevistas o método desenvolvido por Belo e Pereira (no prelo) denominado de “Análise de Entrevistas por Decupagem, Núcleos Temáticos e Tipologia”, tratando-se de uma proposta fundamentada da fenomenologia da ação social de Alfred Schutz. No momento atual da pesquisa a análise de dados não foi iniciada, por outro lado,a organização sistemática dos mesmo, sim. Conta-se no momento com cerca de 75% das fontes e registros de pesquisa catalogados e menos de 20% das entrevistas realizadas. Os resultados preliminares apontam para a viabilidade do referencial teórico adotado e da metodologia desenvolvida para a compreensão da relação entre sentidos de vida e aprendizagem na história de vida de uma educadora.