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Banca de DEFESA: ADILSON ROCHA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADILSON ROCHA FERREIRA
DATA : 29/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU e meet
TÍTULO:

A ESCOLA QUE GERA SOFRIMENTO: ANÁLISE DE CONCEITO DE “SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR” EXPRESSO EM DISSERTAÇÕES E TESES 



PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Saúde Mental. Professor. Análise de Conceito. 


PÁGINAS: 120162
RESUMO:

Essa pesquisa se insere no campo das investigações epistemológicas, a qual visa caracterizar e analisar a produção científica, tendo como objetivo geral analisar o conceito – sob a perspectiva do método evolucionário de Rodgers (2000) – de “Saúde Mental” do professor da Educação Básica, expresso nas pesquisas desenvolvidas a nível stricto sensu – dissertações de Mestrado e teses de Doutorado – nos programas de Pós-graduação da área da Educação do Brasil. Guiada metodologicamente pelo método misto, esta tese toma como base a revisão sistemática de literatura na dimensão qualitativa e a cienciometria na dimensão quantitativa. Foram realizadas buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com termos e inerentes à temática. Com os resultados das buscas, foi feita a leitura do título, do resumo e das palavras-chave dos trabalhos, a fim de aplicar os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos e compor o corpus de análise da investigação. A partir de então, iniciamos com a coleta e o registro dos dados com registro em planilhas eletrônicas, de modo a recuperar os dados e as informações das condições históricas e lógicas da produção nacional levantada. Para coletar e registrar as informações complementares foram feitas buscas no currículo Lattes para as informações referentes aos pesquisadores, orientadores e coorientadores, e no Sistema e-MEC para as informações complementares referentes às Instituições de Ensino Superior. A análise dos dados da dimensão quantitativa foi realizada com base na análise estatística descritiva com o apoio do software Jamovi e a análise da dimensão qualitativa foi feita com base na Análise de Conteúdo com o auxílio do software ATLAS.ti e os dados quantitativos. O corpus dessa pesquisa foi composto por 28 trabalhos, 78,6% deles (n=22) foram desenvolvidos a nível de Mestrado, enquanto 21,4% (n=6) a nível de Doutorado. Os resultados apontam para um desequilíbrio regional na produção, desenvolvidas em IES Públicas Federais, sem financiamento em bolsas de pesquisa sob a predominância de pesquisadoras e orientadoras com formação e continuada em cursos das áreas de Psicologia e Pedagogia. Com base nas categorias da Análise de Conceito, identificamos elementos de conceitos de matrizes paradigmáticas distintas do campo da Saúde Mental – notadamente os modelos biomédico e social –, com íntimas relações com os campos da psiquiatria e da psicologia. Com isso, entendemos que o campo da Educação utiliza dos conhecimentos construídos nessas áreas, de modo a entender e lidar com as discussões próprias do campo de saber. Por fim, entendemos que seja imprescindível a discussão da Saúde Mental do professor como pauta política para que haja discussões no sentido de promover políticas públicas para a promoção da Saúde Mental do professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Interno(a) - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno(a) - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externo(a) à Instituição - CLECI MARASCHIN
Externo(a) à Instituição - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY - UFERSA
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 13:52
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