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Banca de DEFESA: JOSE BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE BEZERRA DA SILVA
DATA : 21/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: cedu - online
TÍTULO:

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E EMANCIPAÇÃO: a afirmação dialética em face de modalidades educacionais unidimensionais


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Emancipação. Escola de Frankfurt. Escravismo. Quilombagem. Utopia.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

A pesquisa que resultou nesta tese se comprometeu de investigar a dialogicidade entre a educação escolar quilombola, visualizada em suas características: território, cultura, oralidade, ancestralidade, memória, identidade, religiosidade e resistência, todas entrecortadas pela quilombagem, que no dizer de Moura (2001) é uma postura revolucionária e a emancipação sugerida por Herbert Marcuse, focalizando aspectos importantes do seu pensamento, como revolução, sujeito revolucionário, socialismo democrático e utopia, coroados com a crítica à sociedade de capitalismo tardio, centrada na máquina e seus desdobramentos: contenção, integração e consumo como técnicas inibidoras do processo de transformação social qualitativa.  Como o pensamento marcuseano e a citada modalidade de educação sinalizam para algum tipo de emancipação, analisamos a emancipação iluminista, política e humana. A fim de cumprir este desiderato, definimos como objetivo geral: investigar a relação dialógica entre a emancipação sugerida por Marcuse e a educação escolar quilombola e quanto aos objetivos específicos nos propusemos a descrever as emancipações iluminista, política e humana, compreender a concepção de emancipação elaborada por Marcuse e analisar as características básicas da educação escolar quilombola. Servimo-nos de diversos autores, exemplificadamente: Moura (2001; 2020a), Munanga (2020), d’Adesky (2018), Fiabani (2005), Gorender (2016), Williams (2012), Menezes (2014; 2021), Tonet (2005), Marx (2006) e Mészáros (2002), Marcuse (1973a; 1999a; 1968), além de artigos e teses. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem crítico-dialética, cujo objeto de estudo é a relação dialógica entre o pensamento do filósofo Marcuse e a educação escolar quilombola e visa responder/solucionar o seguinte problema: de que maneira se estabelece relação dialógica entre a educação escolar quilombola e a emancipação proposta por Marcuse? Neste ponto apresentamos três hipóteses: primeira, a relação dialógica aventada se estabelece naturalmente, visto que a emancipação marcuseana se articula com diversas características da educação escolar quilombola; segunda, a relação dialógica se estabelece de maneira crítico-discursiva destituída de incidência prático-transformadora e terceira, a relação dialógica, no caso em estudo, ocorre ficticiamente sem nenhuma base histórica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ADLENE SILVA ARANTES - UEPE
Presidente - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Externo(a) à Instituição - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPB
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 15:34
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