PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: VITOR MARINHO SILVA

DISCENTE : VITOR MARINHO SILVA
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Virtual

CONVERSAS DISCENTES ONLINE: PRODUZINDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS EM TEMPOS DE COVID-19

Aplicativo de mensagem instantânea; TDIC; Covid-19; Anos Finais; Educação Matemática.

Esta dissertação versa sobre a experiência docente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto de distanciamento social, em consequência da pandemia da Covid-19. Para tanto, este estudo tem como objetivo geral analisar como um grupo organizado em um aplicativo de mensagem instantânea pode contribuir para produzir conhecimentos matemáticos numa turma de alunos do 7º ano do ensino fundamental. Especificamente, buscou-se identificar como os alunos expressam a linguagem matemática em um aplicativo de mensagem instantânea; verificar como o aplicativo de mensagem instantânea contribui para a produção de conhecimento matemático com base nas narrativas dos alunos e compreender as estratégias dos alunos para estudar Matemática em tempos de Covid-19. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se numa abordagem qualitativa, do tipo netnográfica, como caminho de investigação entre os sujeitos envolvidos por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para compor nosso corpus, os dados foram gerados a partir das conversas discentes num grupo de aplicativo de mensagem instantânea, além da aplicação de questionário aberto online com os alunos e observação participante. Para o universo da pesquisa participaram 15 alunos do 7º ano do ensino fundamental, com idade de 12 e 13 anos, os quais são alunos de uma escola da rede privada da capital alagoana. Dessa maneira, a pesquisa indica que podemos afirmar que o aplicativo de mensagem instantânea analisado contribuiu para a produção de conhecimento matemático, proporcionando uma extensão da sala de aula presencial e colaboração entre os estudantes, além de tornar-se um ambiente em rede mais dinâmico e atrativo, auxiliando cada sujeito para estudar Matemática.

Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - MARIA DEUSA FERREIRA DA SILVA - UESB
Notícia cadastrada em: 07/12/2022 16:48