PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: MAYARA FERREIRA ALVES

DISCENTE : MAYARA FERREIRA ALVES
DATA : 31/01/2023

A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR COMO UNIDADADE EXECUTORA NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA/AL

Gestão Democrática. Gestão Gerencial. Conselho Escolar.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a atuação do Conselho Escolar em uma escola pública municipal de Delmiro Gouveia no estado de Alagoas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as implicações na atuação do Conselho Escolar e da Unidade Executora em uma escola pública do município de Delmiro Gouveia/AL, no estado de Alagoas, e os objetivos específicos foram: 1-Analisar as concepções de gestão escolar defendidas pela instituição da rede pública municipal da cidade de Delmiro Gouveia; 2- Compreender a dinâmica do Conselho Escolar e da Unidade Executora na escola pública municipal de Delmiro Gouveia; 3- Identificar os impactos do Conselho Escolar e da Unidade Executora na gestão escolar da escola pública do município. A metodologia foi caracterizada por meio da abordagem qualitativa, com natureza exploratória, e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. O instrumento para coleta de dados foi por meio de entrevista do tipo semiestruturada, e para analisar os dados colhidos e pesquisados foi realizado Análise de Conteúdo. Para o referencial teórico foram utilizados os estudos de Paro (2008, 2011); Lück (2011); Abranches (2003); Antunes (2008); Sander (2005); Werle (2003); Scheinvar; Algebaile (2004); Libâneo; Oliveira; Toschi (2017); Taborda (2009), entre outros. Por conseguinte, foram abordados aspectos históricos referentes a reforma do estado e da educação, bem como as concepções de gestão democrática e de gestão gerencial. Discorreu-se ainda, sobre a Unidade Executora e o Conselho Escolar, investigando suas competências deliberativa, fiscalizadora, consultiva, mobilizadora. Inicialmente aspectos do ambiente pesquisado foram expostos, e mediante entrevista semiestruturada os dados da pesquisa de campo foram analisados, o que permitiu constatar a partir dos apontamentos dos sujeitos participantes do estudo que, na escola investigada, a atuação do Conselho Escolar não condiz com a prática da gestão democrática participativa, pois esse atua conforme o modelo imposto pela gestão gerencial em que deve está voltado apenas para gerenciamento dos recursos repassados pelo Estado. Desse modo, pode-se afirmar que não há uma real efetivação da atuação do Conselho Escolar, no que concerne à escola participante, pois não existe efetivamente uma deliberação coletiva, em que toda a comunidade escolar e local possa participar ativamente.

Presidente - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE - UERN
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 13:22