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Banca de DEFESA: FERNANDA KARINA SOUTO MAIOR DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA KARINA SOUTO MAIOR DE MELO
DATA : 31/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

 

 

O IDEB E A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

Política educacional. IDEB. Atuação do gestor escolar. 


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a atuação dos gestores escolares na concretização dessa política educacional. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a atuação dos gestores escolares e a sua incidência para o resultado do IDEB nas escolas da 2ª GERE da Rede Estadual de Alagoas. Os objetivos específicos foram: (1) investigar as interferências do IDEB na prática da atuação dos gestores escolares; (2) refletir sobre as atribuições dos gestores escolares e as cobranças por resultado do IDEB; (3) compreender a atuação dos gestores na concretização de estratégias utilizadas para o alcance das notas projetadas; e, por fim, (4) analisar a visão dos gestores escolares sobre a qualidade da educação postas nas políticas educacionais, tendo o IDEB como referência. A abordagem teórico-metodológica pautou-se na pesquisa qualitativa e foi utilizado o estudo de caso como técnica de pesquisa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 15 gestores escolares e a gerente da 2ª GERE, sendo a coleta de dados por meio de questionário on-line. Foi realizada, ainda, entrevista semiestruturada com a Gerente da 2ª GERE. Os resultados apontam: (1) que o IDEB interfere diretamente na forma que a equipe gestora atua na escola; (2) que as atribuições dos gestores foram ampliadas para atender as expectativas das políticas educacionais vigentes; (3) que para alcançar um IDEB satisfatório a gestão escolar se utiliza de estratégias e mecanismos que desprezam, muitas vezes, a função social da escola e o processo de ensino e de aprendizagem; e que (4) existem diferentes percepções, dos gestores escolares, quanto à  qualidade da educação, pois alguns incorporaram a lógica gerencialista, outros ficam numa linha intermediária em que considera os fatores quantitativos como significativos para a gestão escolar, porém acreditam que o IDEB não é o único referencial para apontar a qualidade da escola; Há, também, os gestores escolares que acreditam e seguem uma visão mais humanística, demonstrando preocupação com questões que contribuem para a formação cidadã do estudante de forma a desconsiderar a mensuração realizada por um índice que não consegue adentrar nas especificidades da escola.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Interno(a) - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE - UERN
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 13:33
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