PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA

DISCENTE : WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA
DATA : 23/01/2023
LOCAL: cedu

NARRATIVAS REFLEXIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFAL (2012, 2013, 2014): UM ESTUDO DE CASO

Narrativas Reflexivas de Professores. Curso de Pedagogia EaD. Impactos da formação na vida profissional.

Esta dissertação surgiu a partir dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL), inserida na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação. A pesquisa objetiva analisar os impactos da formação nas práticas pessoais e profissionais dos egressos do Curso de Pedagogia a Distância da UFAL, das turmas ofertadas em 2012, 2013 e 2014; apresentar aspectos históricos sobre a implantação da Educação a Distância na UFAL, a partir do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); identificar os desafios e as perspectivas dos egressos no processo de formação acadêmica; identificar as práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem por meio da atuação profissional. Os objetivos descritos buscam, sobretudo, resposta(s) à questão central, a saber: quais os impactos da formação nas práticas pessoais e profissionais dos egressos das turmas de 2012, 2013 e 2014? O percurso metodológico foi organizado a partir da pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida pelo viés do estudo de caso, utilizando-se das narrativas reflexivas dos sujeitos envolvidos. A coleta dos dados deu-se com a aplicação de questionário e de entrevistas de forma online, junto aos egressos do curso de Pedagogia a Distância, em suas ofertas de 2012, 2013 e 2014, num total de 30 participantes dos 175 egressos. Evidenciou-se que os impactos da formação foram positivos e contribuíram tanto para os aspectos pessoais quanto para os profissionais dos egressos que, ao mesmo tempo, narraram a importância da EaD na UFAL para a formação docente no estado de Alagoas.

Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Presidente - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Externo(a) à Instituição - REGINALDO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 22/12/2022 14:15