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Banca de DEFESA: JANAINA MARIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA MARIA DA SILVA
DATA : 24/01/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

Avaliação para a aprendizagem com Escape Room no Ensino Superior


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Digital. Avaliação. Jogos Digitais. Ensino Superior.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

Em uma sociedade imersa na cultura digital, o cenário educacional busca incorporar artefatos tecnológicos com potencial para contribuir, adaptar e inovar nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais (DGBL) apresenta-se como um guia para a incorporação de jogos, como o Escape Room (ER). Assim, este estudo tem como objetivo analisar, a partir das experiências de desenvolvimento de Salas de Fuga Educacional (EER), como os professores planejam e avaliam a aprendizagem. Esse objetivo se constitui no entendimento de que, na maioria das vezes, a prioridade na avaliação dos processos de ensino-aprendizagem por meio da interação dos ER recai sobre a avaliação de experiências. Assim, buscamos responder à seguinte questão: Como os professores que desenvolvem salas de fuga educativas no ensino superior planejam e realizam a avaliação para a aprendizagem? A pesquisa se identifica no campo metodológico como qualitativa (YIN, 2016) de natureza descritiva, amparada na percepção da Pesquisa Experiencial (MICCOLI, 2007; KOLB, 2014) que valoriza a experiência como unidade de pesquisa. Além disso, a investigação está apoiada na abordagem Hermenêutica Fenomenológica (DITTRICH; LEOPARDI, 2015) que subsidia a compreensão e valorização das experiências dos seres humanos. No contexto teórico do estudo desenvolvido, é possível destacar alguns conceitos relevantes para situar o estudo: cultura digital, aprendizagem baseada em jogos, sala de fuga e avaliação para a aprendizagem. As experiências de 4 professores do ensino superior de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) foram coletadas, observadas e analisadas por meio de um questionário elaborado, validado por especialistas (HERMIDA; ARAÚJO, 2006) e divulgado (via WhatsApp, e-mail e por site da Universidade Federal de Alagoas-Ufal). Neste estudo, a maioria dos entrevistados são professores da rede pública de Ensino Superior e já desenvolveram o EER. Por meio da análise dos dados, foi possível observar que, em sua maioria, o número de experiências evidenciadas refere-se às experiências sociais, seguidas das experiências afetivas, contextuais e pedagógicas. Além disso, a pesquisa mostrou que, pelos resultados obtidos, é preponderante o entendimento de professores que concordam que a ER contribui para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Com relação à avaliação para a aprendizagem, foi possível inferir, de acordo com os dados coletados, que o planejamento é visto como um instrumento que contribui para o processo de construção da avaliação para a aprendizagem e, assim, contribui para uma aprendizagem efetiva e qualitativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno(a) - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Externo(a) à Instituição - JOÃO AUGUSTO MATTAR NETO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 02/01/2023 10:58
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