AS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE JEQUIÁ DA PRAIA – AL
Gestão Democrática. Gestão Gerencial. Atribuições do Gestor Escolar.
Este estudo teve como objeto de pesquisa as atribuições do gestor escolar nas escolas públicas da rede municipal de Jequiá da Praia – no estado de Alagoas. O estudo teve por objetivo geral identificar as atribuições do gestor escolar no município de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas, no período de 2021 a 2022, e os objetivos específicos foram: a) dialogar sobre as formas de provimento do gestor escolar e suas repercussões na política educacional; b) perceber o papel dos gestores das escolas públicas do município de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas e; c) analisar o papel da Secretaria Municipal de Educação no processo de orientação no trabalho de gestores escolares de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas. A metodologia foi caracterizada por meio da natureza qualitativa, com abordagem exploratória, e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. O instrumento para coleta de dados foi por meio da aplicação de questionários semiestruturados (com perguntas abertas e fechadas) e entrevista. Para analisar os dados colhidos e pesquisados foi feita a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos destacam que com as concepções de gestão escolar no Brasil e sua relação com a política e o contexto social, o perfil do gestor escolar de Jequiá da Praia, por meio do consolidado do questionário, aproxima-se da concepção gerencial, e da concepção burocrática, estatal e administrativa; a função social da escola está relacionada com os deveres de resultados e reponsabilidades, bem como seguir a ordem estabelecida pelos superiores; são destacados os Conselhos Escolares, Associação de Pais e Mestre e Participação da Comunidade Escolar, como meio de tomadas de decisão nas escolas de Jequiá, no entanto, é visto que esses mecanismos não existem nas escolas ou são frágeis, com pouca representatividade e efetividade; no que diz respeito a formação continuada é visto que o bom desempenho do estudante e do trabalho pedagógico são prioridades e não a transformação social da escola e, em alguns resultados os depoimentos de como ocorre a formação e a periodicidade se contradizem, o que gera a reflexão se realmente existe a formação continuada e se caso exista, se ela é eficaz para o perfil da escola; os gestores destacam suas atribuições voltadas para a prática das políticas educacionais e das ações advindas da SEMED.