O LUGAR DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS CIÊNCIAS HUMANAS: um estudo de caso acerca do Referencial Curricular do estado de Alagoas.
Ensino de Filosofia; Base Nacional Comum Curricular; Referencial Curricular de Alagoas.
Esta pesquisa busca investigar acerca dos sentidos produzidos através dos discursos relativos ao lugar da Filosofia no novo Referencial Curricular de Ciências Humanas e Sociais aplicadas para o Ensino Médio do estado de Alagoas, na tentativa de tentar compreender a identidade dessa disciplina nesse novo modelo curricular. A luz da nova configuração curricular estabelecida pela Lei nº 13.415/2017, a qual regulamente o Novo Ensino Médio no Brasil, e da Base Nacional Comum Curricular, tentaremos compreender o lugar dessa disciplina na estrutura curricular em Alagoas. Através de um estudo de caso buscamos analisar como se estabelecem os discursos dos agentes educacionais sobre o Novo Referencial Curricular de Alagoas. Os objetivos específicos deste trabalho, por sua vez, são: analisar os efeitos de sentidos produzidos pelo novo Referencial Curricular de Alagoas; analisar os discursos produzidos pelos agentes educacionais acerca do novo Referencial Curricular de Alagoas; compreender a identidade da Filosofia no novo Referencial Curricular de Alagoas; compreender o papel interdisciplinar da Filosofia no novo Referencial Curricular de Alagoas. A problemática da nossa pesquisa foi a seguinte: Qual o lugar da Filosofia no novo Referencial Curricular de Alagoas? Levantamos enquanto que o ensino da Filosofia será direcionado ao discurso da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, reduzindo ou até excluindo seus conteúdos no ensino médio. Os caminhos metodológicos do nosso trabalho estão fincados na perspectiva qualitativa de pesquisa, mais precisamente com a utilização do estudo de caso. Tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante e a realização de entrevistas semiestruturadas. Em seguida realizar-se-á a análise de dados por meio da análise do discurso, que servirá como instrumento de análise das entrevistas a serem realizadas. Com o objetivo de compreender os sentidos produzidos discursivamente pelos sujeitos participantes da elaboração desse documento.