PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: ÉRICA RAIANE DE SANTANA GALVÃO

DISCENTE : ÉRICA RAIANE DE SANTANA GALVÃO
DATA : 09/03/2023
LOCAL: Auditório do Cedu

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: CONFORMIDADES E INSURGÊNCIAS ENTRE VOZES DISCURSIVAS

Discurso. Docência. Política Nacional de Alfabetização.

Nesta pesquisa propôs-se a estudar sobre a recepção dos professores alfabetizadores de Alagoas no que se refere à Política Nacional de Alfabetização (PNA), problematizou-se: Quais são as relações entre o discurso da PNA e os discursos dos professores no que se refere à concepção de alfabetização? Visando responder a intenção investigativa, traçou-se como objetivo geral: Identificar qual a relação entre o discurso da PNA e os discursos dos professores no que se refere à concepção de alfabetização. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: a) Discutir o que está subjacente na concepção de alfabetização adotada na PNA; b) Investigar se os professores conhecem os documentos da PNA (Decreto nº 9.765 e Caderno da PNA); c) Analisar os discursos dos professores alfabetizadores sobre a concepção de alfabetização da PNA; d) Compreender se há relação entre o discurso da PNA e os discursos dos professores partícipes da pesquisa. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, articulando dados de um survey com o material coletado no grupo focal. Os discursos dos professores alfabetizadores, participantes da pesquisa, foram coletados no evento discursivo de grupo focal. Os resultados indicam que os professores conhecem, em parte, os documentos da PNA; os professores partícipes da investigação concordam, em sua maioria, com a concepção de alfabetização expressa na PNA, que considera a língua como código. Contudo, a pesquisa indica que a PNA reduziu de modo significativo o conceito de alfabetização ao compará-la com as práticas de alfabetização, por não se restringir as habilidades de codificar e decodificar. No contexto da prática, a PNA orienta a instrução fônico sistemática, considerada pelos professores partícipes da investigação como método inovador, adequado para a prática pedagógica na alfabetização. Constatou-se, nessa pesquisa, algumas conformidades e insurgências entre o discurso da PNA e os discursos dos professores. Como conformidades, observa-se que os professores concordam com a concepção de alfabetização da PNA e com a instrução fônica sistemática. Além disso, os professores consideram o Programa Tempo de Aprender, por sua natureza “prática”, como sendo inovador e como melhor do que outros programas de formação de professores alfabetizadores implementados pelo MEC. Como insurgências os professores consideram que a PNA traz breves e resumidos conceitos e apontam que os processos de ensino e aprendizagem da alfabetização são amplos e envolve diversos aspectos, não podendo ser reduzido a apenas codificar e decodificar. Os alfabetizadores demonstram interesse no aperfeiçoamento de conhecimento e metodologia de ensino sobre alfabetização, visando um processo de ensino e aprendizagem que proporcione que o estudante aprenda de forma clara e coerente, considerando o processo de apropriação da linguagem por meio da inserção do estudante na cultura escrita, visto que, são orientações para a prática docente.

Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno(a) - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS - UFAC
Notícia cadastrada em: 06/02/2023 20:57