PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAMS NUNES DA CUNHA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLIAMS NUNES DA CUNHA JUNIOR
DATA : 03/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO REMOTA - GOOGLE MEET
TÍTULO:

O DEVANEIO COMO PRÁTICA FILOSÓFICA PARA O PENSAR COM AS CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS DE PENSAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

Bachelard. Infâncias. Devaneio. Experiências de pensamento.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A pesquisa que aqui desenvolvemos tem como objetivo compreender as potências educativas e filosóficas do devaneio nas práticas de filosofia com crianças na Educação Infantil. O devaneio é um conceito desenvolvido pelo filósofo Gaston Bachelard, na vertente estética de seu pensamento. O filósofo é conhecido pela dualidade de seu pensamento que permite aos seus comentadores dividir em uma perspectiva diurna (científica) e uma perspectiva noturna (estética) o seu pensamento. Dessa forma, o pensador une razão e imaginação como potências de criação, como complementares, ainda que sejam entendidas como dimensões distintas, que não se confundem. Nos interessa, de forma especial, a abordagem poética de seu pensamento, pois é nela que o filósofo trata do conceito de devaneio. O devaneio traz consigo uma potência infantil de inauguração de novas práticas e de valorização da imaginação da criança, da sua imaginação criadora. Num sistema educacional muitas vezes marcado por uma supremacia da razão e subalternização de outras formas de conhecimento, o devaneio pode contribuir para uma educação integral da criança que valorize as manifestações da sua imaginação e lhe permita habitar outros mundos possíveis. Com essa hipótese, nos colocamos o seguinte problema: quais as possibilidades e desafios presentes no movimento de devaneio para a prática filosófica com crianças na Educação Infantil? Para além de um conceito, entendemos o devaneio como um movimento que nos permite ir além do que já está posto. Iniciamos o nosso texto pensando a infância, não de uma forma linear, histórica, mas sim, por meio da literatura, trazendo à discussão imagens de infâncias literárias para, num diálogo com observadores atentos das infâncias, como Kohan (2011), Noguera (2019), Friedmann (2020), Gobbi (2014), Mata (2014), Leal (2008), buscar novos sentidos e novas formas de dizer e/ou ouvir às infâncias, inclusive, alargando o nosso entendimento para compreensão de algo que está além do ser criança. Na sequência, ouvimos as vozes e os ecos das infâncias advindos de outros pesquisadores, ao empreendermos uma Revisão Sistemática da Literatura pesquisando em teses e dissertações produzidas o que dizem sobre infâncias e filosofia e das práticas de filosofia com crianças. Seguindo, apresentamos o pensamento de Bachelard, com atenção especial para a vertente poética de seu pensamento, investigando o conceito de devaneio. Em seguida, apresentamos o delineamento metodológico de nossa pesquisa, na qual utilizamos a Teoria Fundamentada em Dados (TFD), na perspectiva de Charmaz (2009), para a coleta e análise dos dados de nossa investigação. Aqui apresentamos os resultados de nossa pesquisa empírica, a ser desenvolvida com crianças de 5 anos, da Educação Infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Interno(a) - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno(a) - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externo(a) à Instituição - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES - UFPE
Externo(a) à Instituição - MARIA REILTA DANTAS CIRINO - UFRN
Notícia cadastrada em: 06/02/2023 20:57
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