AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PERÍODO PANDÊMICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA QUE TIVERAM A PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES NA FORMAÇÃO OFERTADA PELO PROFORD/UFAL
Avaliação; Ensino Remoto Emergencial; Formação de Professores.
Esta Pesquisa procura analisar como ocorreu o processo de avaliação da aprendizagem em meio ao ensino remoto emergencial (ERE) ofertado no período letivo excepcional (PLE), dessa forma será possível indicar algumas mudanças relacionadas às estratégias e que resultados poderão trazer para a reflexão frente a própria formação inicial do professor, bem como a prática/ação docente. A questão dessa pesquisa é a seguinte: como ocorreu o processo avaliativo, os tipos de estratégias de avaliação da aprendizagem, que foram evidenciadas no contexto ERE, nos cursos de formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciaturas da UFAL? Defende-se a tese de que apesar de o Ensino Remoto Emergencial vir como proposta temporária, esta experiência pode gerar uma mudança de paradigma na prática do/a professor/a, favorecendo o estabelecimento de estratégias de avaliação da aprendizagem ativa voltada, com mais evidências, à uma avaliação formativa, que coloquem o estudante numa posição central do processo ensino e aprendizagem e tenha maior ênfase na avaliação como processo e não somente no seu fim, trazendo contribuições para os cursos de formação inicial de professores (licenciaturas). O universo da pesquisa é formado pelos docentes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) nos cursos de formação inicial, com ênfase nas licenciaturas. A coleta de dados será realizada por meio de observação e entrevista além da análise dos planos de curso e o próprio AVA/Moodle; foi realizada entrevista semiestruturada e coletada de notas de campo. Os professores que participaram dos cursos ofertados pelo Programa de Formação Continuada em Docência (Proford) constituem o universo da pesquisa. O presente estudo apresenta a metodologia de abordagem qualitativa, pesquisa exploratória descritiva, do tipo estudo de caso. Destacam-se como sujeitos da pesquisa 14 professores das seguintes licenciaturas/áreas, da UFAL campus A.C. Simões: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Centro de Educação (CEDU), Instituto de Matemática (IM), Faculdade de Letras (FALE), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). A análise dos dados coletados está sendo realizada. Nesse momento da pesquisa vislumbra algumas mudanças como adaptações de avaliações, instrumentos e estratégias de avaliações com vistas no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Os participantes expuseram ainda que os cursos do Proford foram o ponto de partida para iniciar ou se restabelecer a relação com as TDIC para a mediação de aulas que alcancem a realidade, interesse, condição de participação e envolvimento do estudante. Além disso, afirmam que suas aprendizagens na formação continuada e nas experiências vivencias em suas próprias aulas não se limitaram ao período letivo excepcional e ao ensino remoto emergencial.