PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA CRISTINA PIMENTEL DO VALE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELENA CRISTINA PIMENTEL DO VALE
DATA : 20/03/2023
LOCAL: CEDU a distância

Avaliação da aprendizagem e prática pedagógicas aplicadas no Proford na formação continuada de docentes apoiado pelas tecnologias digitais no período pandêmico

Formação continuada. Avaliação. Aprendizagem. Tecnologia digital da

informação e comunicação. Pandemia.

Esta tese integra as pesquisas desenvolvidas no curso de Pós-Graduação em Educação (Doutorado), da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal), na linha de pesquisa “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação”. Esta pesquisa aborda sobre a avaliação da aprendizagem e as estratégias didáticas, apoiadas pelas TDIC, utilizadas pelos docentes formadores no período pandêmico, da COVID-19. A formação continuada é compreendida como um direito profissional dos professores, devendo ser garantida pelo Estado de acordo com a LDB de 1996. Na Ufal a formação continuada para docentes às iniciativas é de responsabilidade do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) são docentes, da própria instituição, que se dedicam aos processos formativos de outros docentes. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar os tipos de avaliação da aprendizagem que se evidenciou durante as práticas pedagógicas e as estratégias didáticas, apoiadas pelas TDIC, nos cursos de formação continuada do Proford/Ufal no período Pandêmico. Para responder tal objetivo, lançamos mão de quatro objetivos específicos: a)identificar os tipos de avaliação da aprendizagem evidenciados; b) detectar as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes formadores (DF) durante os cursos; c) verificar os planos de curso, saber como foi planejada a avaliação da aprendizagem e se esta foi executada conforme proposto no plano; e d) observar no AVA os tipos de avaliação que foram desenvolvidos no Proford e, quais (s) tipo(s) de avaliação foram colocadas em prática pelo docente formadores nos cursos ofertados pelo Proford no período pandêmico. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como campo de pesquisa o Proford/Ufal e como sujeitos participantes da pesquisa os docentes da Ufal, que exerceram a função de DF nos cursos ofertados aos professores universitários da instituição durante o período pandêmico. Quanto ao procedimento de coleta de dados foi utilizada como instrumento a entrevista semiestruturada e para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, seguindo a orientações de Bardin (2009). Esta pesquisa se encontra em desenvolvimento, por esta razão seu aprofundamento de análise dados está em construção. Buscamos cumprir com o rigor científico e respeitamos os prazos de autorizações do Conselho de Ética, que teve um tempo prorrogado para devolutiva devido à alta demanda, conforme sinalização do setor. Quanto resultados iniciais, para responder a questão inicial da pesquisa sobre tipos de avaliação nos cursos do Proford durante a pandemia. Assim, os dados evidenciam, que os docentes formadores do Proford, compreendem e organizam o processo avaliativo e, na prática o programa já realiza avaliação diagnóstica. A partir das falas dos respondentes, os docentes formadores afirmam realizar avaliação formativa/mediadora, no entanto, esta validação ocorrerá no aprofundamento da análise de dados.

Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE