A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018): A HEGEMONIA DO CAPITAL NO CAMPO DA HOMOGENEIZAÇÃO DOS PADRÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Ensino Fundamental
Esta pesquisa busca analisar os fundamentos que embasam a Base Nacional Comum Curricular BNCC/2018, considerando as dimensões histórica, conceitual e política do campo do currículo. Para isso, elencamos como pergunta norteadora: Quais fundamentos embasam a BNCC/2018, considerando as dimensões histórica, conceitual e política do campo do currículo? Destacamos que a BNCC/2018, enquanto política de caráter normativo para a Educação Básica, caracterizase como currículo prescrito, tecnicista e impositivo, promovendo o retrocesso na formação escolar dos sujeitos, através da homogeneização dos padrões de aprendizagem no ensino fundamental, os quais estão descritos como habilidades e competências, concretizando as exigências do capital. O percurso metodológico delineia-se na abordagem qualitativa (YIN, 2016), com a técnica documental (CELLARD, 2012) e o método da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Nos amparamos em teóricos como Apple (1982; 2001), Cury (2002; 2018), Saviani (2004; 2016), dentre outros, para fundamentar as dimensões do currículo e refletir acerca dos conceitos que irão emergir a partir desta pesquisa.