PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELA TAMIRES BEZERRA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAMELA TAMIRES BEZERRA FERREIRA DA SILVA
DATA : 23/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google-meet
TÍTULO:

FORASTEIROS (AS)” DE OUTROS CANTOS: biografização de jovens pedagogos (as) migrantes que lecionam em escolas públicas na região Leste e Agreste de Alagoas.


PALAVRAS-CHAVES:

Juventudes. Pedagogos/as. Migração Interna. Pesquisa (auto)biográfica

 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Esta pesquisa “Forasteiros (as)” de outros cantos: biografização de jovens pedagogos (as) migrantes que lecionam em escolas públicas na região Leste e Agreste de Alagoas, tem como objetivo analisar como os (as) jovens pedagogos (as) migrantes atribuem sentidos ao processo migratório e às suas experiências juvenis a partir da Pesquisa biográfica em Educação ou pesquisa (auto)biográfica. Do ponto de vista teórico metodológico, trata-se de um estudo qualitativo em diálogo com a pesquisa (auto)biográfica com jovens pedagogos (as) em migração Para tanto, trago como embasamento Delory-Momberger ( 2012; 2016; 2019; 2021); SOUZA (2018, 2009); as principais referências dos Estudos decoloniais a partir das contribuições de Quijano (2005), Mignolo (2008, 2017) Souza Santos (2007), entre outros teóricos que discutem os estudos cotidianos como Certeau (2005), Ferraço, Nilda Alves (2001), Chizzotti (1992). No que se refere às juventudes, o embasamento teórico parte de pesquisadores como Weisheimer (2015), Pais (1993), Peralva (1997), Abramo (1997), Dayrell (2003, 2007) entre outros (as). Os estudos migratórios têm sido destaque nas pesquisas demográficas e populacionais, mas ainda são discutidos de forma escassa na área educacional, mas especificamente quando relacionado a categoria juventudes e aliada a uma perspectiva biográfica. Estes fenômenos migratórios além de complexos são heterogêneos, pois não ocorrem de forma linear, sendo crucial compreendê-los a partir de sua unicidade (SANTOS, 2016). É nesse sentido que a pesquisa visa compreender a maneira pelo qual os (as) docentes migrantes veem o município, os espaços, como (re)significam e atribuem sentidos às suas experiências juvenis e migratórias numa relação entre o individual e o social. O estudo pretende contribuir também para o encaminhamento de propostas e alternativas para a reflexão de questões pertinentes às Secretarias Municipais de Educação de ambos municípios como, por exemplo, às políticas não somente de acesso, mas de assistência aos servidores públicos que migram para atuar na educação e no crescimento dos municípios


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Interno(a) - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - ELISEU CLEMENTINO DE SOUZA - UNEB
Externo(a) à Instituição - MARIANA LINS DE OLIVEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 26/02/2023 20:50
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 01:15