POLÍTICAS PÚBLICAS E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): desafios da gestão, planejamento e execução em Alagoas
Plano Nacional de Educação (2014-2024). Lei nº 13.005. Produção do Conhecimento. Revisão Sistemática da Literatura.
Esta tese busca identificar o estado atual das pesquisas científicas sobre o Plano Nacional de Educação (2014-2024) sancionado pela Lei nº 13.005 de junho de 2014. Parte da problematização de como tem se desenvolvido a produção científica envolvendo o PNE (2014-2024) nos contextos histórico, social, acadêmico, econômico e político. Para responder tal problemática, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), em que se empreendeu o levantamento em 5 (cinco) bases científicas das produções que tratam o PNE (2014-2024) enquanto uma política pública de educação no contexto do Estado brasileiro, em um recorte histórico de 2014 a 2020. Concluiu-se que as pesquisas voltadas ao PNE (2014-2024) apontam para o plano como basilar para consolidação do sistema nacional de educação no Brasil. Os estudos partem do cenário da educação, fazendo recortes do PNE (2014-2024) para focalizar temáticas epistêmicas acerca do objeto de pesquisa.