PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINTIA GOMES DA SILVA
DATA : 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google-meet
TÍTULO:

 

DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE PÚBLICAS: (des)encontros entre os saberes ancestrais e os saberes acadêmicos


PALAVRAS-CHAVES:

Estudantes indígenas egressos. Desafios na universidade. Saberes e experiências. Pesquisa biográfica


PÁGINAS: 118
RESUMO:

Esta pesquisa “Desafios da experiência universitária para estudantes indígenas egressos das universidades públicas: (des)encontros entre os saberes ancestrais e os saberes acadêmicos”, tem como objetivo identificar os desafios que os estudantes indígenas egressos vivenciaram na universidade, em especial, em relação aos diálogos estabelecidos entre os saberes ancestrais e saberes acadêmicos. No que diz respeito às experiências e os saberes universitários que os/as estudantes constroem em seu percurso de vida e de formação em outros espaços sociais; Hernández (2017) corrobora que pode haver conflitos e resistências na relação acadêmica, ou seja, o diálogo necessita ser o cerne que consubstancia os conflitos e as relações sociais. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa com o estudo documental, conforme LUDKE e ANDRÉ (2012) e a pesquisa biográfica em educação (DELORY-MOMBERGER, 2012; 2016; 2019; 2021) e (auto)biográfica (PASSEGGI, 2016), tendo como foco principal a análise das narrativas orais de jovens indígenas egressos de universidades públicas, de diferentes etnias. Tais perspectivas teórico-metodológicas se articulam com a teoria da relação com o saber, no que tange à relação epistêmica e identitária com os saberes dos sujeitos com o mundo e com o aprender (CHARLOT, 1997; 2000; REIS, 2021). Para compreender o contexto no qual os/as estudantes estão inseridos/as o estudo documental abordará as concepções de mundo e de educação, os saberes ancestrais de quatro etnias - Wassu Cocal, Xucuru Kariri, Koiupanká e Xocó - Luiz Gonzaga Vieira (2015), Kelly Emanuelly de Oliveira (2013), Luiz Sálvio de Almeida e Amaro Hélio Leite da Silva (2008, 2009, 2011) - dos estudantes indígenas participantes da pesquisa. As narrativas de si de cinco jovens indígenas egressos das universidades possibilitarão interpretar os desafios vivenciados a partir de suas experiências formadoras no mundo acadêmico nos diálogos ou desencontros com seus saberes ancestrais, que são frutos daquilo que cada um vivenciou a partir de suas subjetividades, singularidades que são construídas ao longo da vida (JOSSO, 2004) e no percurso universitário. Recorremos também a Freire (1981) no que se refere a dialogicidade na relação horizontal entre os homens, onde o diálogo é o centro do processo e condição fundamental para a real humanização que revoluciona e liberta. Identifica-se neste relatório parcial que as narrativas autobiográficas analisadas constituíram um rico material, no qual destacaram os seguintes componentes: a relação com a comunidade e a universidade, os processos identitários que são fortalecidos em uma universidade com um programa intercultural, os desafios vivenciados na universidade., Assim, nas análises preliminares são identificadas novas questões sobre a temática apresentada neste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Interno(a) - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) à Instituição - EDSON HELY SILVA - UFRPE
Externo(a) à Instituição - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPB
Notícia cadastrada em: 01/03/2023 15:03
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/04/2024 21:16