A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL (2005-2022): REALIDADES, MEDIAÇÕES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO HUMANA.
Instituto Federal, Educação Física, Produção do Conhecimento.
Este estudo teve como objeto de investigação a Produção do Conhecimento sobre a Educação Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil (2005-2022). O objetivo foi identificar e analisar qual a realidade, mediações, contradições e possibilidades para a formação humana omnilateral, postas nas categorias teoria pedagógica, currículo, concepção de Educação Física, conteúdos, objetivos, método, e avaliação, expressas na produção do conhecimento (teses e dissertações) sobre ensino da Educação Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, frente à realidade do novo ensino médio. Toda a investigação foi orientada pelo seguinte problema: Qual a realidade, mediações, contradições e possibilidades para a formação humana omnilateral, postas nas categorias teoria pedagógica, currículo, concepção de Educação Física, conteúdos, objetivos, método, e avaliação, expressas na produção do conhecimento (teses e dissertações) sobre ensino da Educação Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, frente à realidade do novo ensino médio? Enquanto método de pesquisa, recorremos ao materialismo histórico-dialético, dentre os procedimentos, realizamos revisão bibliográfica; levantamento e análise epistemológica das teses e dissertações.