PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILTON PETRUS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILTON PETRUS DOS SANTOS
DATA : 11/04/2023
LOCAL: Auditório do Cedu

LINGUAGEM E DISCURSO: A CONSTITUIÇÃO SO SUJEITO AUTOR ATRAVÉS DA CONTRAPALAVRA E DA ESCRITA

Escrita; Discurso; Reelaboração discursiva; Formação de autoria.

A presente investigação objetivou analisar a constituição discursiva autoral fundamentada na contrapalavra entre sujeitos situados em seu contexto. Dessa forma, problematizou-se: qual o papel da palavra outra para a constituição da palavra própria? Qual o papel do outro e da escrita social e situada na formação do sujeito autor? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa (BAUER; GASKEL, 2002), do tipo pesquisa-ação (THIOLLENTT, 2011). Para realização da referida investigação, utilizou-se diferentes estratégias e instrumentos para o levantamento dos dados: 1) Auto-observação; 2) observações e participações nas aulas; 3) gravações e transcrições das eventicidades discursivas entre alunos, como também, entre alunos e professor pesquisador; e 4) anotações sobre intervenções em práticas de produção textual. Para a análise dos dados, buscou-se ancoragem na teoria dialógica de Mikhail Bakhtin e do Círculo. E, fundamentando-se nessa ideia, procurou-se teorizar ideias outras, a partir da perspectiva dialógica da linguagem na construção do ser em evento. Essa interação de vozes dialógicas trouxe como resultado o enriquecimento teórico para abordagem das categorias de análise: inacabamento discursivo; emolduramento; resposta responsiva ativa; o terceiro sujeito do discurso; exotopia e formação do sujeito autor (BAKHTIN, 2011). Os resultados mostram que o inacabamento e o emolduramento da discursividade, gera a responsividade no outro, o qual, compreendendo o enunciado, responde ativamente, desenvolvendo autoria. A investigação revela ainda que no processo de produção textual o outro assume um lugar significativo na reelaboração dos sentidos discursivos através da prática da tomada e devolução da palavra, que permite a reorganização das ideias do autor. Por outro lado, em visão excedente, o outro possui papel relevante e determina a cadeia ininterrupta do discurso alheio.

Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno(a) - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Externo(a) ao Programa - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI