ENSINANDO PROFESSORES A DESCREVER CONTINGÊNCIAS DE COMPORTAMENTOS-PROBLEMA NO TEA POR MEIO DE UM TREINO INFORMATIZADO
Análise funcional do comportamento; Avaliação funcional do comportamento; Transtorno do Espectro do Autismo; Formação de professores; Videomodelagem.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é classificado pelo DSM-V (2014) como um transtorno que apresenta déficits persistentes em diversas subáreas relativas a dois grandes critérios diagnósticos. Isto é, pessoas com TEA manifestam prejuízos na comunicação e interação social e apresentam padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades. Se por um lado tem sido crescente o número de pessoas com TEA matriculados na rede de ensino nacional, por outro ainda é escasso o número de professores com formação adequada em Análise do Comportamento para identificar as reais contingências que envolvem comportamentos-problema emitidos por indivíduos com TEA na sala de aula. O objetivo deste trabalho é verificar se um treino formativo para professores seria eficaz para a aprendizagem da habilidade de identificação e descrição de contingências baseada na avaliação funcional descritiva, para isso, dois estudos irão compor este trabalho. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino de análise e avaliação funcional para professores e outros profissionais da educação. Foram encontrados dezessete (17) estudos entre os quais se verificou grande utilização de procedimentos de ensino com o uso de vídeos, modelagem e feedback. O segundo estudo está em andamento e consiste na produção de um programa de ensino online para professores baseado em videomodelagem. Até o momento foi iniciada a construção do script dos vídeos a serem utilizados no programa.