PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: DEANE TAIARA SOARES HONÓRIO

DISCENTE : DEANE TAIARA SOARES HONÓRIO
DATA : 04/04/2023
LOCAL: PPGE/CEDU

AS IMPLICAÇÕES DO DISCURSO MATERIALIZADO NA LEI 13.415/2017 PARA A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA.

Novo Ensino Médio. Reforma do Ensino. Formação da Classe Trabalhadora. Análise do Discurso.

A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Política da Educação e ao Grupo de pesquisa Políticas Públicas: história e discurso (GEPPHED) e tem como objeto de estudo a reforma do Ensino Médio (EM), a partir da conversão da Medida Provisória (MP) nº 746, de 2016, em lei nº 13.415 de 2017. A referida reforma foi apresentada à sociedade como uma inovação, causada e cultuada pelo tecnológico-inovador, livre de interferências políticas. Este estudo será orientado pelos objetivos elencados a seguir: i) identificar as intencionalidades presentes no discurso da lei nº 13.415/2017; ii) analisar as implicações do discurso da lei nº 13.415/2017 para a formação da classe trabalhadora; iii) desvelar os efeitos de sentido do discurso na formação escolar das juventudes no Ensino Médio. Desse modo, será necessário verificar as condições de produção (CP) deste discurso em duas perspectivas: amplas e estritas. A primeira expressa as relações de produção, com sua carga sócio-histórica; a segunda refere-se às condições imediatas que engendraram a produção do discurso. Para atingir tal intento, será necessária a apropriação dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, fundamentada no Materialismo histórico dialético. Com base nas CP constituiu-se o corpus de pesquisa, elencando-se dez sequências discursivas (SD) para análise, retiradas do texto da “nova” lei do EM e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), atualização de 2018. Com isso, pretende-se contribuir para a compreensão crítica do discurso da formação escolar da classe trabalhadora, proposta na reforma do Ensino Médio.

Externo(a) à Instituição - AGUIMARIO PIMENTEL SILVA - IFAL
Externo(a) à Instituição - ANA LUIZA AZEVEDO FIREMAN - IFAL
Interno(a) - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Presidente - 269.196.304-78 - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL